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3 Brincadeiras para acalmar as crianças

Nos dias de hoje, a distração faz parte de nosso dia-a-dia. Além de estímulos variados e intensos que vivemos, a tecnologia do celular e os avisos de mensagem não estão do nosso lado. Tablets, celulares ou televisão são fontes tecnológicas de estímulos que acabam agitando nós mesmos, causando ansiedade em nós adultos e nas crianças.

A ciência já explica que a respiração e técnicas de relaxamento são imprescindíveis para ajudar no relaxamento de crianças e adultos. Portanto, vou dar aqui algumas dicas para treinar seus filhos para usá-las. Vamos lá!

Uma das principais técnicas é aprender controlar a respiração e, para isso, prestar atenção na respiração é um ótimo começo. Mas como tornar uma atividade aparentemente banal em uma forma de atrair a atenção dos pequenos?

Confere aqui algumas dicas de como a respiração pode ajudar naquele momento de raiva ou birra, ou ainda, quando a criança estiver ansiosa ou com dificuldade de se concentrar e manter o foco:

 

VAMOS IMAGINAR?

Esse é um exercício muito simples, no qual devemos orientar as crianças a “visualizar” um lugar perfeito, de olhos fechados. Esse lugar deve ser o lugar perfeito para elas.

Coloque a criança em posição confortável, de olhos fechados. Você pode dizer: “Finja que você está em uma terra mágica, onde todo o chão é feito de gigantes travesseiros saltitantes. Imagine-se saltando para cima e para baixo sobre esses gigantes travesseiros. Qual é a sensação? Consegue ver?” Fale de coisas que seu filho gosta para criar uma cena relaxante, lembre de sabores favoritos, como por exemplo, o cheiro do bolo da vovó saindo do forno.

Após esse exercício, que pode durar de 1 minuto a 10 minutos, a criança estará muito mais relaxada. Algumas famílias costumam fazer essa atividade antes de a criança dormir, quando ela está muito agitada.

 

SOPRANDO A VELA

Nesse “jogo”, a criança vai aprender a respirar de maneira profunda, com o objetivo apagar uma vela.

Posicione a criança sentada em uma cadeira a aproximadamente dois metros da mesa onde será colocada a vela e oriente a criança a inspirar o ar pelo nariz, inflando a barriga, e expulsando aos pouquinhos o ar enquanto assopra a vela.

Não vale se inclinar e levantar! O objetivo é que, inicialmente, a criança não consiga apagar a vela. Aos pouquinhos vamos aproximando a cadeira da mesa, até que a distância permita que a criança consiga apagar a vela.

O joguinho deve durar cerca de 5 minutos, e a brincadeira ajuda a criança a desenvolver a habilidade de respirar fundo. E, como consequência, fica mais calmo.

 

JOGO DO BALÃO

Nessa brincadeira, você vai precisar apenas de balões, de preferência coloridos.

As crianças devem encher um balão o máximo que conseguir, sem que ele estoure. Com o balão cheio, devem respirar fundo e soltar o ar bem devagarzinho, enquanto também esvaziam o balão. O ar do balão deve acabar junto com o ar da criança, não vale soltar todo o ar do balão ou da respiração primeiro. Você deve segurar o furo do balão para que você possa coordenar a velocidade do ar para fora do balão, conforme o ritmo da respiração do seu filho.

Agora que as crianças já aprenderam como o balão enche e esvazia, pedimos para as crianças fecharem os olhos e imaginarem que estão se transformando em balões, depois devem expulsar o ar lentamente, assim como fizeram com os balões.

Você também pode pedir para as crianças encherem os balões até eles estourarem. Isso ajudará nossos pequenos a trabalharem suas emoções. Aproveite quando o balão estourar e pergunte em quais situações se sentem como balões, nas quais não conseguem suportar ou tolerar algo e acabam explodindo. Essa é uma ótima forma de resolver os problemas e perguntar como podemos resolvê-los. Além disso, desenvolve o autoconhecimento da criança, quando ele sabe em que situações suas emoções são intensas e fortes.

2 Comentários

  1. Amei as dicas de relaxamento com as crianças eu ja utilizava essa prática, usando o imaginário para atingir resultados. .sempre brinco com a turna ::paz interior do urso Panda. Fico feliz em saber que estou na caminho certo. Grata
  2. Adorei as dicas de brincadeiras.. Parabéns pelo trabalho e por sua dedicação em orientar pais e educadores..

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