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5 Dicas para lidar com a ansiedade do seu filho

Como já falamos aqui, crianças também podem sofrer de ansiedade, como consequência do mundo agitado. Muitas vezes, são inclusive reflexo dos adultos que estão a sua volta.

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A ansiedade pode mudar a rotina de seu filho, como faltar a escola, ter uma noite de insônia, não querer socializar com outras crianças. Tudo por conta dos pensamentos e preocupações em sua cabeça. Se você perceber que isso está acontecendo com frequência, procure ajuda médica.

Muitos pais se frustram diante de situações como essa, ficam com medo de não aguentar a barra. Mas o que nossos pequenos mais precisam nesse momento, é do apoio e segurança que os pais podem proporcionar.

Não existe uma solução para ansiedade que sirva para todas as crianças, já que crianças tem inúmeros tipos de medo e fobias, mas existem alternativas feitas através de pesquisas que podem ajudá-los. E essas alternativas muitas vezes são simples de aprender e colocar em prática. Para ajudar nesta fase de desenvolvimento do pequeno, aqui estão 5 formas de aliviar a ansiedade em crianças:

 

1- PARE DE TRANQUILIZAR O SEU FILHO

Nos períodos de ansiedade é automático que você diga: “Fique calmo” ou ainda, “Confie em mim”. Muitas vezes essas táticas não funcionam. Isso porque quando os processos químicos ocorrem no cérebro em momentos de ansiedade, a parte mais lógica do cérebro (córtex pré-frontal) é colocada em modo de espera, enquanto o cérebro emocional assume o papel para dar respostas diante de uma situação estressante. Isso significa que o seu filho até quer escutá-lo, mas fica muito difícil pensar de forma clara e usar a lógica nesses momentos.

Mas você pode ajudá-lo a pensar com clareza:

  • Pare – Pare por breves momentos e faça algumas respirações profundas com a criança. A respiração profunda pode ajudar a inverter a resposta do sistema nervoso e ajuda a criança a se acalmar. Muitas vezes, recomendo que os pais também façam as respirações profundas com os filhos, assim, espelham para as crianças e acabam se acalmando para lidar com a situação também.
  • Enfatize – A ansiedade é assustadora. A criança quer saber que você percebe isso. Mostre para a criança que você percebe e que acolhe essa emoção dela.
  • Avalie – Assim que a criança ficar mais calma, é hora de descobrir possíveis soluções. Pergunte a ela o que ela acha que pode ajudá-la a se acalmar ou a lidar com a ansiedade. Encoraje-a a tentar, ainda que não dê certo de primeira. Fale que vocês estão juntos para lidar com esse monstrinho. E que, se alguma estratégia falhar, vocês são criativos e podem pensar em mais de mil ideias!

Aqui é importante que você deixe de lado a sua culpa, você é o melhor pai ou mãe que pode ser!

 

2- MOSTRE O LADO POSITIVO DA PREOCUPAÇÃO

Sabemos que a ansiedade por si só já é perturbadora para as crianças, por isso não podemos transmitir para ela que estar preocupada é sinal de algo estar errado. Ensine-as que a preocupação tem um “objetivo”.

Dê como exemplo nossos ancestrais, que quando iam caçar e pegar alimentos, estavam de frente com o perigo. E estar preocupado ajudava-os a evitar ataques de animais. Hoje não temos a necessidade de fugir de predadores, mas continuamos com o mecanismo de resposta ansiosa: a preocupação. Ela é um mecanismo de proteção, solta um aviso em nosso sistema para que haja percepção de perigo, e assim nos ajuda a sobreviver.

Explique para o pequeno que a preocupação é normal, e pode ser nossa aliada para proteção. E que isso ocorre com todo mundo. No curso Inteligência Emocional para Pais e Filhos, falo do exemplo da cobra e explico como o medo nos ajudou a chegar até aqui.

 

3- ENCAIXE A ANSIEDADE DA CRIANÇA EM ACONTECIMENTOS DA VIDA

Ignorar a ansiedade não vai ajudar. Mas encaixar a ansiedade com os acontecimentos da vida e conversar com a criança sobre essa relação é um fator crucial para restabelecer o equilíbrio emocional.

Para facilitar, podemos criar um personagem, ou um monstrinho igual o Marcelo fez. E tornar mais fácil para o entendimento da criança. O monstrinho da ansiedade pode ficar fora do controle às vezes, mas temos que falar calmamente com ele.

Essa criação do personagem tem vários benefícios, um deles é ajudar a criança a entender essas sensações “estranhas”. De forma lúdica, as crianças conseguem se distanciar da emoção e esse processo pode ajudá-la a restabelecer a lógica, e pensar de forma mais clara. E quem sabe, conseguir por conta própria em uma situação de ansiedade, se acalmar.

 

4- VAMOS BRINCAR DE DETETIVE?

Ensine a criança a ser detetive dos seus pensamentos e emoções. A preocupação foi a maneira que o cérebro achou de nos proteger do perigo. Às vezes, a mente exagera em situações, para ver se estamos atentos. Você já achou que fosse um animal no chão, mas era somente uma folha caída?

Ajude a criança a aplicar os 3 passos seguintes e descubra, junto com ela, o que passa na sua cabeça.

  • Pesque os pensamentos – Fale para a criança “Imagine que cada pensamento que você tem flutua acima da sua cabeça numa bolha (como o que você vê em quadrinhos). Agora, pegue um dos pensamentos de preocupação, e me diga qual é.” Se a criança tiver dificuldade de verbalizar um pensamento, dê um exemplo: “Ninguém na escola gosta de mim.”
  • Busque provas e evidências – Em seguida, peça à criança “Assim, como o detetive, agora vamos coletar evidências para afirmar ou negar este pensamento.” Dê um exemplo “Eu tive dificuldade em encontrar alguém que quisesse sentar-se comigo no recreio.” Ou para negar a evidência da preocupação “O Antônio e eu fazemos os trabalhos de casa juntos, ele é meu amigo.”
  • Desafie os pensamentos – A melhor maneira (e mais divertida) de fazer isso é ensinar a criança a ter um debate consigo mesma. Peça para a criança se perguntar "Será que ninguém gosta de você, ou foi somente aquele dia no recreio? Se ninguém gostasse de você, você nunca seria convidado para nenhuma festa de aniversário, o que não é verdade…”

Converse com ela e mostre que tudo bem ela se sentir daquele jeito, mas que isso não significa que ninguém goste dela ou que não tenha amigos.

 

5- NÃO AFASTE A CRIANÇA DE TUDO QUE A CAUSA ANSIEDADE

Afastar seu filho de situações que o deixam ansioso pode parecer a melhor escolha a se fazer, certo? Porém, a longo prazo, evitar a ansiedade pode aumentá-la, além de você não ajudá-lo a lidar com esse monstrinho no futuro.

Como alternativa, tente a exposição progressiva e gradual às coisas temidas. Pegue algum medo de seu filho, e crie mini metas, para que no final, se chegue no objetivo maior.

Todo esse processo, pode levar alguns dias, meses ou anos. Fazendo pequenos avanços, a situação pode deixar de causar desconforto à criança e pode passar para o próximo passo da exposição.

Lembre-se de que você é a REFERÊNCIA DE SEGURANÇA AOS OLHOS DA CRIANÇA.

 

Dar suporte para crianças que sofrem com ansiedade pode parecer frustrante, mas seu papel é essencial nesse momento de desenvolvimento do pequeno. Não se culpe por seu filho estar passando por essa dificuldade. A ansiedade é resultado de inúmeros fatores, a culpa não é sua! Deixe o seu monstrinho da culpa de lado e ajude seu filho com o monstrinho da ansiedade dele. E, se perceber que, apesar dos seus esforços a criança continua a sofrer de ansiedade, de forma a atrapalhar a rotina e o dia-a-dia dela, procure ajuda profissional.

 

1 Comentário

  1. Achei muito bom, meu filho é totalmente ansioso, dorme mal e é agitado demais, vou começar a usar essas dicas. Grata

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