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7 dicas de relaxamento para crianças – Tonia Casarin

Do medo de bicho papão até o pavor de perder os pais, cada criança experimenta em alguma fase da vida seus próprios medos, fobias e ansiedades. E, com isso, temos que aprender cada vez mais técnicas e estratégias para ajudá-los a lidar com esses monstrinhos. Atividades de relaxamento para crianças são excelentes para reverter esse problema.

Você tem notado sinais de estresse no seu filho? Vou dar algumas dicas de como ajudá-lo a se acalmar com atividades de relaxamento para crianças. Confira:

Deitar na grama pode ser um belo exemplo de relaxamento para crianças.

Relaxamento para crianças: como a criança pode ficar mais calma?

O estresse em excesso traz vários problemas para os adultos. De doenças físicas a psíquicas, é cada vez mais comum vê-lo sendo chamado como o “mal do século”. Então, vamos evitar que esses problemas comecem ainda na infância. Veja como:

1. Respiração profunda

A respiração profunda é uma das atividades mais eficazes de relaxamento para crianças. Com ela, temos a sensação de estar novamente no controle. Peça para seu filho respirar profundamente, segurá-la por um momento e soltá-la lentamente. Esse processo será repetido até que ele se sinta relaxado.

Nesse link eu escrevi um post somente sobre como a respiração ajuda as crianças a relaxar.

 2. Rir até a barriga doer

O riso pode ser considerado um calmante maravilhoso, que alivia a tensão e ajuda a relaxar o corpo. Você pode provocá-lo contando piadas, inventando caretas, assistindo a filmes engraçados, fazendo cócegas, deixando a imaginação tomar conta. Até aqueles ataques de bobeira são ótimos para relaxar a criança. 

Sabe aquela imitação que sempre faz seu filho rir ou a voz que  você inventou e ele adora? Essa é a hora de fazê-las!

 

3. Ouvir sua música predileta ou uma música tranquila

E quem disse que escutar música é algo que só se faz quando se está alegre? A ciência já provou que o efeito de uma canção no nosso cérebro é grande. Ela pode ajudar a criança a recuperar o foco e a relaxar, passando uma sensação de bem-estar. 

Tente uma música tranquila, com barulhos da natureza, água. As clássicas também ajudam bastante, inclusive em atividades que exijam cálculos.

 

4. Abraços grátis!

Quem nunca se sentiu bem recebendo um abraço de alguém querido? De acordo com cientistas, essa ação pode reduzir a pressão arterial e diminuir os hormônios do estresse.
Vale aquele abraço apertado na mamãe e no papai, em algum animalzinho de estimação ou naquele bichinho de pelúcia favorito. O importante é dar e receber carinho!

Brincar com os amigos também é uma forma de relaxamento para crianças.

5. Vamos alongar?

O alongamento pode ser um aliado nesse momento para relaxamento para crianças, pois diminui as tensões acumuladas nos músculos. Sabe aquela espreguiçada boa? Ela vale como alongamento. 

Incentive seus pequenos a alongarem de forma delicada e use essa tática como alternativa para o relaxamento. Essa hábito, aliás, deve ser levado por toda a vida.

 

6. Medite!

Muitos pais recorrem à meditação, porque proporciona o relaxamento do corpo e da mente. Busque um cantinho silencioso em casa para que possa realizar esse exercício.

Uma forma simples de meditar é sentar ao chão de pernas cruzadas, colocar as mãos no colo e fechar os olhos. Diga para seu filho puxar o ar e expulsá-lo lentamente. Sempre mantenha a concentração para ouvir a própria respiração.

Se preferir, coloque ao fundo uma música com sons da natureza.

Faça isso por quanto tempo quiser. Comece com 2 a 3 minutos e vá aumentando o tempo conforme a criança for se acostumando com a prática.

 

7. Viaje para a Terra do Nunca

Essa técnica consiste em liberar pensamentos e preocupações negativas. Peça para seu filho fechar os olhos e imaginar um lugar perfeito em que gostaria de estar. Pode ser a terra do nunca, onde só há brincadeiras e não preocupações. Deixe a imaginação fluir. 

Essa “visualização” passa a sensação de bem-estar. Vá direcionando seu filho na visualização desse lugar perfeito, falando que ele imagine a grama verdinha, um cheiro de balas ou da sua fruta favorita...

Gostou das dicas? Comente aqui embaixo quais técnicas funcionam na sua casa. Se você precisar de mais dicas e quiser ajudar seu filho a lidar melhor com emoções como medo ou raiva, inscreva-se no curso Emoções em Família.

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