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7 DICAS PARA AJUDAR SEU FILHO A RELAXAR

Do medo de bicho papão até o medo de perder os pais, cada criança experimenta em alguma fase da vida seus próprios medos, fobias e ansiedades. E, com isso, temos que aprender cada vez mais técnicas e estratégias para ajudá-los a lidar com esses monstrinhos.

Vou dar algumas dicas de como ajudar seu filho a relaxar:

 

1- RESPIRAÇÃO PROFUNDA:

A respiração profunda é uma das formas eficazes para o relaxamento. Com ela, temos a sensação de estar novamente no controle. Peça para seu filho respirar profundamente, segurar a respiração por um momento e soltá-la lentamente. Esse processo será repetido até que ele se sinta relaxado.

Nesse link eu escrevi um post somente sobre como a respiração ajuda as crianças a relaxar.

 

2- RIR ATÉ A BARRIGA DOER

O riso pode ser considerado um calmante maravilhoso, que alivia a tensão e ajuda a relaxar o corpo. Você pode provocá-lo contando piadas, fazendo caretas, assistindo a filmes engraçados, deixando a imaginação tomar conta. E até aqueles ataques de bobeira são ótimos para relaxar a criança. Ou ainda, aquela careta que sempre faz seu filho ri, ou aquela voz que você imita que ele adora!

 

3- OUVIR SUA MÚSICA PREDILETA OU UMA MÚSICA TRANQUILA

E quem disse que escutar música é algo que só se faz quando está alegre?! A ciência já provou que o efeito da música no nosso cérebro é grande. A música pode ajudar a criança a recuperar o foco e a relaxar, passando uma sensação de bem estar. Tente uma música tranquila, com barulhos da natureza, água.

 

4- ABRAÇOS GRÁTIS!

Quem nunca se sentiu bem recebendo um abraço de alguém querido? De acordo com cientistas, essa ação pode reduzir a pressão arterial e diminuir os hormônios do estresse.
Vale aquele abraço apertado na mamãe e no papai, em algum animalzinho de estimação ou naquele bichinho de pelúcia favorito.

 

5-VAMOS ALONGAR?

O alongamento pode ser um aliado nesse momento para relaxar as tensões acumuladas nos músculos. Sabe aquela espreguiçada boa? Ela vale como alongamento. Incentive seus pequenos a alongarem de forma delicada e use essa tática como alternativa para o relaxamento.

 

6- AUMMMMMMM! VAMOS MEDITAR!

Muitos pais recorrem a meditação, porque proporciona o relaxamento do corpo e da mente. Busque um cantinho silencioso em casa que possa realizar esse exercício.

Uma forma simples de meditar é sentar ao chão de pernas cruzadas, colocar as mãos no colo e fechar os olhos. Diga para seu filho puxar o ar lentamente, e expulsá-lo lentamente. Sempre mantendo a concentração para ouvir a respiração.

Se preferir pode colocar ao fundo uma música com sons da natureza.

Faça isso por quantos minutos quiser. Comece com 2 a 3 minutos e vá aumentando o tempo conforme a criança for se acostumando com a prática.

 

7- VIAJAR PRA TERRA DO NUNCA

Essa técnica consiste em liberar pensamentos e preocupações negativas. Peça para seu filho fechar os olhos, imaginar um lugar perfeito, que gostaria de estar. Pode ser a terra do nunca, onde só há brincadeiras e não preocupações. Deixe a imaginação fluir. Essa “visualização” passa a sensação de bem estar. Vai direcionando seu filho na visualização desse lugar perfeito, falando que ele imagine a grama verdinha, um cheiro de balas ou da sua fruta favorita...

Espero que tenham gostado das dicas, e comentem mais dicas que funcionam em casa 🙂

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