Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

O afeto na sala de aula e o impacto na aprendizagem dos alunos

Quem não se lembra daquele professor que marcou a sua história? Se puxarmos pela memória, conseguimos resgatar sentimentos e emoções que nutrimos por professores que foram importantes para nossa vida.

Provavelmente esse professor que te marcou, não marcou por ser o melhor professor de Matemática ou Português, mas sim por ter tido algum vínculo afetivo com você.

Afetividade de que falamos é a preocupação com seus alunos, é reconhecê-los como indivíduos autônomos em busca de sua identidade, é se conectar com eles, conhecê-los e também dar a eles a oportunidade de eles te conhecerem, enquanto professor. Esta relação é uma condição do processo ensino/aprendizagem, que dinamiza e dá sentido ao processo educativo.

A afetividade não quer dizer que o professor tenha que ser apenas carinhoso e amoroso para que a criança aprenda. Apenas isso não basta, mas o afeto na relação aluno-professor significa que o professor se preocupa com seu aluno e está atento aos passos daquela criança. Chamar a atenção da criança, por exemplo, pode ser encarado como um sinal de afeto, porque pode significar a preocupação do professor com aquele aluno.

Segundo estudos da neurociência, o afeto é como uma cola para aprendizagem. É o afeto que é responsável por fazer ligações mais fortes entre os neurônios. Durante o processo de aprendizagem, as conexões neurais são mantidas e reforçadas quanto mais essas mesmas rotas das conexões são feitas. E o afeto é como se fosse essa cola nas ligações neurais. Essas ligações ficam tão fortes a ponto de nunca mais serem desfeitas.

Por isso, aproveite o espaço da sala de aula para investir e desenvolver essa conexão com os seus alunos. Crie um espaço seguro em sua sala de aula, um lugar em que você se conecte com seus alunos e eles se conectem com você. Um espaço de afeto.

Conforme a escritora Maya Angelou diz "Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse e o que você fez, mas nunca esquecerão como você as fez sentir".

Quer aprender mais sobre afeto, emoções, aprendizagem e neurociência? Não deixe de fazer o curso Competências Socioemocionais para Educadores.

Nenhum comentário.

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin