Como acalmar uma criança: 3 dicas úteis – Tonia Casarin

Nos dias de hoje, a distração faz parte de nosso dia a dia. Além de estímulos variados e intensos que recebemos, a tecnologia do celular e os avisos de mensagem não estão do nosso lado. Esse excesso de informações pode ser muito estressante para os pequenos. Nesse caso, é sempre importante saber como acalmar uma criança.

Tablets, celulares ou televisão são fontes tecnológicas de estímulos que acabam agitando a nós mesmos, causando ansiedade em adultos e crianças.

A ciência já explica que a respiração e técnicas de relaxamento são imprescindíveis para ajudar no relaxamento de todos. Portanto, vou dar aqui algumas dicas para você saber como acalmar uma criança. Vamos lá?

Como acalmar uma criança?

Uma das principais técnicas é aprender controlar a respiração e, para isso, prestar atenção na respiração é um ótimo começo. Mas como tornar uma atividade aparentemente banal em uma forma de atrair a atenção dos pequenos?

Todos os pais precisam de dicas de como acalmar uma criança.

Confira aqui aqui algumas dicas de como a respiração pode ajudar naquele momento de raiva ou birra, ou, ainda, quando a criança estiver ansiosa ou com dificuldade de se concentrar e manter o foco: 

1. Vamos imaginar?

Esse é um exercício muito simples, no qual devemos orientar as crianças a visualizarem um lugar perfeito para elas, de olhos fechados.

Coloque a criança em posição confortável, ainda com os olhos fechados. Você pode dizer: “Finja que está em uma terra mágica, onde todo o chão é feito de gigantes travesseiros saltitantes. Imagine-se saltando para cima e para baixo sobre esses gigantes travesseiros. Qual é a sensação? Consegue ver?” 

Fale de coisas que seu filho gosta para criar uma cena relaxante, lembrar-se de sabores favoritos, como o cheiro do bolo da vovó saindo do forno.

Após esse exercício, que pode durar de 1 minuto a 10 minutos, a criança estará muito mais relaxada. Algumas famílias costumam fazer essa atividade antes de a criança dormir, quando ela está muito agitada.

 

2. Soprando a vela

Saber como acalmar uma criança é ter a habilidade de transformar uma situação ruim em uma brincadeira. É o que vamos fazer agora.

Nesse “jogo”, a criança vai aprender a respirar de maneira profunda, com o objetivo de apagar uma vela. 

Posicione seu filho sentado em uma cadeira a aproximadamente dois metros da mesa onde será colocada a vela e oriente-o a inspirar o ar pelo nariz, inflando a barriga, e expulsando aos pouquinhos enquanto assopra.

Não vale se inclinar e levantar! O objetivo é que, inicialmente, a criança não consiga apagar a vela. Aos pouquinhos, vamos aproximando a cadeira da mesa, até que a distância permita que ela consiga apagar..

O joguinho deve durar cerca de 5 minutos, e a brincadeira ajuda a criança a desenvolver a habilidade de respirar fundo. E, como consequência, fica mais calmo.

Além de aprender como acalmar uma criança, os pais precisam fazer com que elas aprendam a ser acalmar sozinhas.

3. Jogo do Balão

Nessa brincadeira, você vai precisar apenas de balões, de preferência coloridos.

As crianças devem encher um balão o máximo que conseguir, sem que ele estoure. Com o balão cheio, devem respirar fundo e soltar o ar bem devagarzinho, enquanto também esvaziam o balão. O ar da bexiga deve acabar com o ar da criança. Não vale soltar todo o ar do balão ou da respiração primeiro!

Você deve segurar o furo do balão para que possa coordenar a velocidade do ar para fora, conforme o ritmo da respiração do seu filho.

Agora que as crianças já aprenderam como o balão enche e esvazia, pedimos para elas fecharem os olhos e imaginarem que estão se transformando em balões. Assim que conseguirem, devem expulsar o ar lentamente, assim como fizeram com os balões.

Você também pode pedir para as crianças encherem os balões até eles estourarem. Isso ajudará nossos pequenos a trabalharem suas emoções. Aproveite quando o balão estourar e pergunte em quais situações se sentem como bexigas cheias, nas quais não conseguem suportar ou tolerar algo e acabam explodindo. 

Essa é uma ótima forma de resolver os problemas e perguntar como podemos resolvê-los. Além disso, desenvolve o autoconhecimento da criança, quando ele sabe em que situações suas emoções são intensas e fortes.

Quer aprender mais sobre as emoções das crianças? Como elas funcionam, quais as melhores estratégias e ainda ganhar 50 exercícios práticos? Inscreva-se no curso online Emoções em Família!

Aprendeu como acalmar uma criança? Quais as suas técnicas para deixar seu filho mais relaxado? Deixe seu comentário no post!

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...