Os 6 melhores livros para entender de inteligência emocional – e ajudar as crianças!

Com frequência, recebo pedidos de indicação de livros de inteligência emocional para que os pais e educadores possam entender um pouco melhor e ajudar os pequenos a desenvolver as competências sociais e emocionais. Portanto, vou indicar 6 livros para vocês.

1 – Tenho Monstros na Barriga

O livro Tenho Monstros na Barriga foi inscrito por mim e não poderia faltar nessa lista. Nele busco aumentar a consciência sobre as emoções e sentimentos tanto de crianças como adultos.

Os livros Tenho Monstros na Barriga e Tenho Mais Monstros na Barriga contam a história de Marcelo, um menino que sente “várias coisas” na barriga e não sabe o que significa. Quando descobre que são sentimentos, Marcelo resolve chamá-los de monstrinhos. Ao longo das histórias, o menino narra os seus sentimentos e mostra oito monstrinhos no 1º livro: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo, Coragem, Curiosidade, Orgulho e Ciúmes e oito no 2º livro: Amor, Solidão, Inveja, Vergonha, Saudade, Ansiedade, Culpa e Frustração.

2 – Inteligência Emocional

O clássico livro do Daniel Goleman, sucesso dos anos 90 e bestseller mundial, é um excelente começo para entender sobre inteligência emocional. Como cientista e psicólogo, Goleman consegue equilibrar dados e informações sobre o comportamento humano que faz da leitura um deleite para quem gosta do tema.
Além de dar um panorama geral, ele demonstra a importância das emoções e na capacidade de lidar com elas no desenvolvimento humano. O autor foca no desenvolvimento das dimensões da inteligência emocional para que os problemas na nossa vida individual possam ser evitados e como podemos lidar melhor com nós mesmos, com os outros e com as situações.

 af_tonia_cta-10-desconto-medo_900x200px

 

3 – Garra

A psicóloga Angela Duckworth demonstra neste livro que o segredo para realizações na vida não é o talento, mas uma mistura de paixão e perseverança que ela chama de “garra”, que dá título ao livro. Por meio de exemplos de pesquisas que ela fez nos Estados Unidos, com cadetes na Academia Militar do exército americano, por exemplo, ela destaca conceitos sobre alta performance e, finalmente, compartilha com o leitor o que aprendeu ao entrevistar dezenas de pessoas bem-sucedidas nos mais diversos campos de atuação.
Também demonstra insights fascinantes e inspiradores para apreciadores do tema. Mais do que isso, mostra que a garra e não o talento ou a sorte pode fazer toda a diferença para alcançar os objetivos.

 

4 – A Coragem de Ser Imperfeito. Como Aceitar a Própria Vulnerabilidade, Vencer a Vergonha e Ousar Ser Quem Você É

Esse livro da Brené Brown fala sobre a humanidade que há em sermos imperfeitos. E aceitarmos esse fato. Aborda a vulnerabilidade como fator fundamental para ser corajoso. Aborda outros sentimentos como medo e vergonha e como podemos usar essas emoções para aceitar e nos abrir para o amor e a aceitação, simplesmente por demonstrarmos nossa vulnerabilidade. Coloca como nós fugimos do erro e do fracasso e como isso nos afasta de desafios e de novas possibilidades. O medo de errar nos coloca em estado de defesa contra o olhar do outro.

No livro, ela apresenta resultados de suas pesquisas e oferece insights valiosos para pensarmos em nós mesmo e na relação com nossos filhos. É um livro em que você se sente acolhido pelas palavras e se sente próxima a autora.

 

5 – Uma questão de caráter

Esse livro de Paul Tough investiga o que têm as crianças que possuem sucesso na sua vida. Muitas das vezes, entendemos que esse sucesso varia de acordo com a inteligência da criança. Mas, esse livro demonstra que, nos últimos anos, pesquisas apontam que o QI (Quoeficiente de Inteligência) e notas altas na escola não garantem sucesso na vida.

Como jornalista, o autor aborda a importância de desenvolver competências não cognitivas, como capacidade de lidar com estresse, por exemplo, como fundamental para quebrar o paradigma educacional atual. Apresenta dados científicos e defende que é possível uma educaçåo para a vida, em que as crianças tenham melhores oportunidades e se realizem pessoalmente.

 

6 – Mindset

Professora de psicologia da Universidade de Stanford na California, a autora Carol S. Dweck é especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”. Ela diferencia a mentalidade de crescimento da mentalidade fixa, mostrando por meio das pesquisas que desenvolveu ao longo de anos, como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos.

Um livro que, além de informativo, instiga o autoconhecimento do leitor e provoca para que possamos ser mais conscientes em relação ao nosso mindset.

 

af_tonia_cta-10-desconto-medo_900x200px

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...