Atividades educativas para fazer nas férias escolares

O recesso escolar está a todo vapor e o que as crianças mais querem é aproveitar a cada minuto. Para dar uma aquecida nessa diversão, você já pensou em incluir atividades educativas para fazer nas férias com seu filho? 

Sabemos que a escola também desempenha um papel importante na educação infantil e, com isso, acabamos deixando de lado brincadeiras divertidas que podem auxiliar bastante na aprendizagem do pequeno. 

Ficou curioso(a) para saber quais atividades educativas para fazer nas férias escolares? Confira abaixo algumas dicas! 

O poder das atividades educativas para a sociabilidade das crianças

Você sabia que as brincadeiras didáticas são benéficas não só para a saúde mental das crianças, mas também auxiliam na sociabilidade delas? Criar amigos, se comunicar com mais facilidade, tudo isso pode ser explorado por meio das tarefas educativas. 

Normalmente, os pequenos são tímidos fora da aba dos pais ou longe das outras crianças no qual é mais próximo, então vira um desafio se socializar em um novo ambiente. Por isso, pense no quão importante pode ser para o seu filho brincar com as outras crianças e poder fazer novos amiguinhos durante as férias. 

Use a tecnologia ao seu favor! 

Não utilizar a Internet se tornou uma tarefa difícil nos dias atuais, principalmente para os pais, que usufruem desse meio como forma de entreter os pequenos, seja a partir de vídeos no Youtube ou joguinhos. Mas vamos lá, tudo tem um limite! 

A tecnologia é um universo cheio de oportunidades e riscos, o que requer muita atenção da família quando as crianças estiverem muito imersas nas telas dos celulares, computadores ou Ipads. 

Uma ótima dica é pesquisar jogos educativos que todos possam participar, assim, o seu filho sai do hábito de jogar sozinho, além de tornar o momento mais divertido para ele, vocês se tornam mais próximos. 

Conecte as atividades educativas com a natureza

Já destacamos em nosso blog as vantagens das crianças terem contato com a natureza não só durante as férias, mas ao longo da vida. Durante o planejamento de atividades educativas, não pense duas vezes e insira brincadeiras ao ar livre, como passeios ao parque, idas à praia e jogos esportivos.

Inserir tarefas didáticas. que estejam em contato com a natureza, traz impactos não só na saúde mental e física do pequeno, mas também melhora a aprendizagem, o desempenho escolar, convívio social e a redução da hiperatividade/ou déficit de atenção.

É possível usar as férias escolares para fazer atividades educativas

5 dicas de atividades educativas para fazer nas férias escolares

1 – Um diário sobre as férias

Que tal registrar todas as aventuras em família? Esses momentos são ótimos para guardar lembranças divertidas que passaram juntos. 

Colete objetos que tragam memórias ao local visitado, como guia turísticos, folhetos e cartões postais. Incentive, ainda, o pequeno a descrever sobre os lugares que visitou e a contar histórias de aventuras da família. 

2 – Jogos

Aqui, dá para toda a família participar! Quem não lembra dos joguinhos de tabuleiros, adivinha e ligue os pontos que rendia muita diversão? Essa é a hora de resgatar os jogos guardados no armário e iniciar a sessão de brincadeiras com os pequenos. 

3 – Realidade aumentada

Como mencionamos acima, o mundo digital – se bem explorado – é uma ótima ferramenta de aprendizagem para os pequenos. A realidade aumentada proporciona uma experiência de interação entre o ambiente real e o digital, dando um novo olhar entre os dois mundos. 

Essas conexões permitem um aprendizado leve e efetivo para as crianças das novas gerações. 

4 – Querida matemática 

Ensine ao seu filho que aprender matemática pode ser muito divertido! Brincadeiras como boliche de garrafas pets, argolas ou jogos dos copos são formas de incluir os números nas férias escolares de maneira divertida.

5 – Faça você mesmo 

Chegou a hora de colocar a criatividade em ação! Pesquise na Internet ideias que utilizem materiais acessíveis, como papéis, fitas coloridas, papelão, tecidos… é possível criar algo bem legal, além de ser uma atividade desafiadora e prazerosa para fazer com o pequeno.  

Aprender também é divertido! 

Viu como é possível fazer as férias do seu filho mais divertida e educativa? A arte de aprender está em todos os momentos e lugares, dentro e fora da escola, com a família ou amigos. Aproveite a pausa escolar para estar mais próximo do seu pequeno, criando tarefas que proporcionem lembranças e diversão para todos! 

Já pensou em quais atividades educativas para fazer nas férias escolares? Compartilha com a gente! 

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...