Benefícios da leitura na infância: estimule esse ato desde o início!

Se existe uma forma de transmitir conhecimento desde o início da vida, certamente podemos citar os livros. Pequenos, grandes, coloridos, visuais… os tipos variam, mas de toda maneira os benefícios da leitura na infância são inegáveis. Você, pai/mãe, estimula essa prática na criação dos seus filhos? Continue lendo e entenda a importância! 

A leitura é fundamental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e de comunicação das crianças. Muito antes de aprender a ler, os pequenos já se aventuram com o formato físico do livro, passam a descobrir que ele tem figuras, sendo estas que contam uma história e o ciclo vai se renovando. 

Primeiro de tudo: é ideal que isso seja espontâneo, só assim os benefícios da leitura na infância aparecem. A maior dica é tornar um hábito da criança, não há necessidade de forçar qualquer atividade, uma vez que a aprendizagem vem naturalmente.     

Estimule a leitura desde o início

É normal que mamães e papais tenham dúvidas sobre quais os livros ideais para bebês. Na literatura não há barreiras, a dica é fazer com que esse momento seja repleto de trocas e aprendizados. Acima de tudo, você deve ser um bom mediador na hora de contar as histórias!

Bebês ainda estão desenvolvendo sua visão, sendo assim, os contrastes são excelentes alternativas. Atrair a atenção dos pequenos é fundamental durante essa fase, criando uma relação de amor e carinho. 

Conforme os pequenos crescem, os benefícios da leitura na infância ganham novos papéis, tornando-se peça-chave no processo de alfabetização. Está quase na hora de dormir… que tal criar uma rotina com seu filho de lerem juntos? Fique de olho nas preferências da criança, desta forma você vai estimular o gosto pelos livros. 

Você sabia que a tecnologia pode ser uma boa aliada para trabalhar os benefícios da leitura na infância? Graças às novidades do mercado, hoje em dia existem os famosos ‘kindles’ e livros online que possibilitam uma leitura mais interativa e divertida, com animações, vídeos e outras ilustrações.

A leitura, seja de contos, livros, quadrinhos ou revistas, oferece diversas vantagens para a criança, entre elas estão:

  • Habilidades linguísticas: seu pequeno aprende novo vocabulário e usa corretamente a linguagem;
  • Estimula a criatividade: os livros são ferramentas que permitem com que as crianças viajem para outros lugares, e se transportem para outras dimensões onde possam imaginar através das palavras;
  • Exercita o cérebro: a tarefa estimula habilidades como a memória e o conhecimento;
  • Fortalece a capacidade de concentração e atenção: isso porque a criança se concentra nas páginas de um livro; 
  • Aumenta a curiosidade: durante a leitura a criança faz perguntas, quer descobrir cada vez mais e buscar novas respostas sobre o que está desvendando. 

Depois de tudo que falamos, outro ponto muito interessante de ressaltar é que o livro vira um amigo fiel para vida do seu pequeno. A criança que adquire o hábito da leitura desde cedo terá um companheiro, um simples objeto capaz de transformar sua realidade para novas descobertas e aventuras. 

O livro vira um amigo fiel na vida das crianças!

Abaixo selecionamos um guia de como conseguir os benefícios da leitura na infância, a partir de cada período da vida. Confira:

1. Gestação: respiração e silêncio, comunicação com afeto e invista na repetição;

2. De 0 a 3 anos: faça diferentes entonações de voz, aposte nas mímicas, use o corpo para contar uma história. Deixe que seu pequeno observe as imagens, aponte com o dedo cada ilustração, reproduzindo seus sons e dando nome aos objetos;

2. De 3 a 6 anos: explore as imagens dos livros, estimule sua imaginação pedindo que a criança reconte a história, faça visitas à biblioteca;

3. De 6 a 8 anos: ainda que o seu pequeno já saiba ler, é fundamental ter a mediação para um momento de leitura mais rico. Aproveite para encorajar a criança a ler e interpretar os livros, além disso converse com seu filho sobre as temáticas das histórias que descobriram! 

4. De 9 a 10 anos: essa dica vale para você e seu pequeno: tenham uma rotina de leitura. Já imaginou que legal deixar o seu pequeno ler para você? Faça isso! Se inteire dos gostos e preferências da criança, façam passeios literários, mergulhe no universo dos benefícios da leitura na infância

Se você se interessou pelo assunto e quer estimular a leitura no seu lar, os livros Tenho Monstros na Barriga I e II, elaborados por Tonia Casarin, podem te ajudar. Ao longo das histórias, o menino Marcelo narra os seus sentimentos e os chama de ‘monstrinhos’. 

Essa é uma excelente maneira de nomear cada emoção que seu pequeno sente, aprendendo a lidar com ela e criar um momento especial entre vocês durante a leitura. Fale para gente nos comentários, seu filho costuma ler? Quais diferenças você percebeu depois de criar esse hábito? 

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...