BNCC na prática: entenda como o desenvolvimento socioemocional se relaciona com as competências gerais da BNCC. – Tonia Casarin

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que demonstra, detalhadamente, os conteúdos que devem ser abordados em sala de aula por professores do ensino infantil, fundamental e médio, bem como as propostas pedagógicas inclusivas que podem ser adotadas pelas escolas.

Esse documento inclui uma série de competências que devem ser desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do professor, como: conhecimento, pensamento crítico, argumentação e empatia.

As competências gerais do BNCC demonstram que o papel do professor está longe de ser apenas o de ensinar puramente matemática, português ou outra disciplina. É necessário ajudar o aluno a desenvolver as habilidades que serão necessárias para um bom futuro.

Vale ressaltar que o guia não propõe um currículo unificado, garantindo a autonomia dos estados e municípios em relação à diversidade cultural e às desigualdades sociais, que demandam abordagens diferenciadas e adequadas à cada situação.

Ou seja, a BNCC define os objetivos da aprendizagem, enquanto o currículo determina como esses objetivos serão atingidos.

As competências gerais do BNCC ajuda o aluno a desenvolver as habilidades que serão necessárias para um bom futuro.

A BNCC também apresenta um novo conceito: ele prevê quais as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas a cada ano da educação, evidenciando a construção gradual do conhecimento do aluno, desenvolvimento um lista de competências gerais da BNCC.

A partir daí, entre as metas de aprendizagem estarão incluídas as competências socioemocionais, consideradas fundamentais para o indivíduo do século XXI.

As competências socioemocionais incluem a capacidade de cada um compreender e gerir suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, definir e atingir metas positivas. Além de se tornar capaz de colaborar, mediar conflitos, estabelecer e manter relacionamentos, tomar decisões responsáveis e solucionar problemas.

Elas são utilizadas no nosso dia-a-dia de forma sistemática e integram todo o processo de formação de uma pessoa como um ser integral: indivíduo, profissional e cidadão.

Mas como ensinar as competências socioemocionais? No que elas se diferem de ensinar matemática ou português?

Para ser um aprendizado efetivo e replicável, uma aula ou um dia de atividades na escola anualmente sobre emoções ou confiança não é suficiente.

As crianças precisam colocar essas competências em prática com intencionalidade em seu dia a dia e na interação com os outros. Nesse contexto, os professores devem aproveitar uma aula que lecionam, língua portuguesa, por exemplo , para integrar com uma competência geral da BNCC e uma competência socioemocional relacionada.

Seguindo esse exemplo poderíamos planejar uma aula para trabalhar a competência Argumentação; o componente Língua Portuguesa; e a competência socioemocional Assertividade.

As competências gerais do BNCC demonstram o papel do professor.

Nesse sentido, poderíamos convidar os alunos a escolher um tema motivador, pedir que pesquisem e organizem um debate em grupos. Após o exercício oral, pedir para que a turma faça uma produção textual. Depois disso iríamos discutir outros textos do mesmo gênero, enfatizando os pontos fracos ou controversos detectados nas atividades anteriores e depois pedir para reescreverem.

Nessa roda de conversa o professor deve trabalhar com intencionalidade as competências como assertividade e comunicação. Promova debates sobre os pontos controversos das atividades e peça a opinião de cada um dos alunos, ressaltando a importância da assertividade.

Abaixo criamos uma tabela para que você possa relacionar as competências gerais da BNCC com algumas competências socioemocionais:

Gostou do conteúdo?! Quer aprender mais sobre Competências Socioemocionais e BNCC? Se inscreva no curso online Competências Socioemocionais para educadores e aprenda na prática como desenvolver essas habilidades em seus alunos!

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...