Clima Natalino: formas de incluir os filhos nos preparativos de natal

Músicas natalinas, árvores decoradas, casas enfeitadas… o Natal se aproxima e com ele vem a magia desta época que tanto alegra as famílias, especialmente as crianças. 

Nesta data, aproveite para construir memórias incríveis com seus filhos, pois isso ajudará na formação da personalidade e das emoções da criança, além de ensiná-los o verdadeiro significado do Natal: a união em família. 

Embora haja preocupações com os afazeres, aproveite para incluir os filhos nos preparativos de Natal como forma de tornar a tarefa mais divertida para os dois! Confira maneiras de incluir os pequenos nos preparativos natalinos! 

Antes de tudo: Natal não é só ganhar presentes 

Para que a tarefa de incluir os filhos nos preparativos de Natal dê tudo certo, é preciso lembrar no meio de tudo isso, o verdadeiro significado da data, certo? 

Com a forte influência da mídia e dos amigos, torna-se um desafio ensinar aos pequenos que nesta época não é só ganhar presentes. Por isso, devemos ensinar desde cedo que o Natal é um momento de estar com a família, ajudar ao próximo e o mais importante, construir lembranças com quem nós gostamos! 

Ensine as crianças o verdadeiro significado do espírito natalino

Incluir os filhos nos preparativos do Natal vai além de colocar os pequenos para ajudar com pequenas tarefas ou comprar presentes, mas aproveitar o máximo para estarem juntos, criar um momento divertido e educá-los sobre os valores do natal na vida delas. 

Confira algumas atitudes que são importantes de ensinar para as crianças:  

1 Seja o exemplo 

A melhor maneira de ensinar os filhos são por meio de ações. Ensine ao pequeno que o natal é a época do amor, da caridade e de ajudar ao próximo. Você pode demonstrar atitudes através de doações de roupas, objetos, brinquedos e sempre converse com elas sobre a necessidade de ajudar as pessoas. 

2 Incentive as boas ações

Reforçando o tópico acima, é essencial ensinar aos filhos que essas ações não sejam praticadas somente no Natal, mas sempre que possível. Oriente a criança sobre a doação e a preocupação com o próximo, inclua nos preparativos e nas ações, por exemplo, separando as roupas, sapatos, brinquedos, etc. 

3 Recomende presentes alternativos 

Nesta época do natal, o consumismo é muito perigoso por estimular sempre a comprar mais e mais, o que influencia as crianças a não se satisfazerem com apenas um presente. Isso acarreta nas imensas listas de presentes e nas frustrações por não receberem o que se esperava. 

Uma dica recomendável é ensinar a evitar o consumo exagerado e propor experiências divertidas, como viagens, idas a parques ou shows, até mesmo a assinatura de brinquedos (que seja economicamente viável). Livros também são ótimas opções para crianças de qualquer idade! 

Crie atividades para incluir os filhos nos preparativos de natal

Atividades para incluir os filhos nos preparativos de Natal

Já notou que a participação das crianças só tem pontos positivos, certo? E não para por aí. 

Estar juntinho delas também estimula as emoções, promove o crescimento e o desenvolvimento delas. Veja abaixo a lista de como incluir os filhos nos preparativos de Natal: 

– Bebês de 0 a 18 meses: Os bebês terão a participação mais limitada por justamente serem bem novinhos. O legal é fazer cartas e cartões de natal com sua “assinatura” dos pés e mãozinhas que podem ser carimbados com tinta lavável atóxica.  Para os bebês de 9 meses é uma atividade sensorial bem divertida. 

–  18 meses a 2 anos: A participação dos pequenos nesta idade é mais afetiva, porém, devemos lembrar que eles possuem uma concentração ainda limitada. O ideal é realizar atividades que durem em torno de 20 a 23 minutos. Uma boa opção é ajudar com os pacotes de presentes, o bebês ajudando a buscar e a colocar os objetos.

– Crianças de 2 a 3 anos: Nesta fase, a criança já pode participar da decoração da casa com atividades curtas, como colocar guardanapo na mesa ou preparar a mesa para a noite do natal. 

– Crianças de 4 a 5 anos: Além das opções apresentadas acima, o pequeno nesta idade já pode realizar atividades um pouco mais complexas, como a montagem da árvore e da mesa de natal. Também estão aptos a montarem seus próprios cartões de Natal ou decorações que envolvam fotos de recordação para a família. 

– Crianças de 6 a 8 anos: Nesta idade, você pode eleger a criança como o responsável pela decoração ou pela segurança do saquinho do amigo oculto, ou até mesmo pela “contagem regressiva” do calendário para a chegada do natal. Certamente ela vai ficar super empolgada! 

– Criança de 9 a 11 anos: As crianças já podem ajudar na preparação da sobremesa, que é mais tranquila. Nesta fase, também é significativo para o pequeno ter o seu próprio prato na noite de natal. É recomendado que você selecione algumas opções e deixe ele escolher o favorito. 

– Crianças de 12 a 14 anos: Esses já estão grandinhos! Podem realizar compras rápidas e até mesmo ficarem responsável por escolher os presentes dos familiares. Uma boa dica é estar sempre combinando com antecedência em relação aos gastos, analisar os valores antes de comprar, seja para os presentes ou até mesmo nas compras. 

Aproveite para construir memórias!  

Viu como será divertido incluir os filhos nos preparativos de Natal? Desfrute deste clima natalino para realizar as tarefas e se divertir ao mesmo tempo com as crianças. 

Faça do Natal um momento propício para estar mais próximo do seu filho, ensinar e construir memórias que esta data proporciona! 

Já pensou em quais atividades incluir os pequenos? Deixe seu comentário!

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...