Como a natureza está ligada aos benefícios de brincar ao ar livre

Você lembra da época em que seu filho começou a engatinhar e logo descobriu como era incrível explorar os espaços? Os meses passam e ele se diverte ao construir castelos de areia na praia, subir em árvores da pracinha do bairro, chutar bolas com os amiguinhos. 

São inúmeras as lembranças, mas de uma coisa é certa: a natureza tem muito a oferecer para a garotada. Os benefícios de brincar ao ar livre estão diretamente ligados ao aproveitamento do meio ambiente. Continue lendo e entenda sobre o assunto!

A infância é o grande momento para cultivar boas memórias. É fundamental permitir que as crianças experimentem o mundo, por exemplo: aprender com a frustração para solucionar problemas simples, como carregar areia com as mãos e ela escorrer entre os dedos. 

Na realidade atual, muitas crianças vivem dentro de quatro paredes, somente por trás de telas – computadores, smartphones, TVs – e não aproveitam de bons momentos que a natureza é capaz de proporcionar. Os benefícios de brincar ao ar livre trazem grandes resultados ao longo da vida do seu filho, primordiais para o desenvolvimento infantil.

Explore os benefícios de brincar ao ar livre! 

É importante andar na areia, na grama, na terra e no chão duro. Deixe seu pequeno sentir como todas essas superfícies são diferentes, abuse do prazer que é a descoberta! Que tal brincar em momentos distintos e fazer com que a criança repare nas nuances do dia, que variam de manhãzinha, na hora do almoço e ao entardecer?

Vale conversar com a criança sobre tudo o que há no lugar: animais, plantas e objetos. Uma boa ideia é levá-la a um sítio e repetir os sons dos bichos, falar os nomes dos animais, deixar que o pequeno colha frutas de árvores.

Garantir que seu filho possa brincar ao ar livre é proporcionar uma variedade de situações em que ele terá a autonomia de escolher os riscos que quer correr, gerenciá-los e aprender com eles. Dessa forma, chegarão à vida adulta mais preparados e resilientes, capazes de lidar com as adversidades da vida.

O meio ambiente como peça-chave no aprendizado 

As pracinhas com brinquedos infantis são excelentes para a criança praticar as suas habilidades motoras, para se divertir e interagir com outros pequenos. Como o espaço é partilhado, elas aprendem normas sociais como esperar pela sua vez, dar o seu lugar a outra criança para brincar, compartilhar ou jogar em conjunto.

Nos primeiros cinco ou seis anos de vida, quanto mais a criança se movimenta, especialmente as pernas e os braços, mais se aumenta o estímulo ao cerebelo – que é a região base do cérebro. O resultado é o desenvolvimento de habilidades como organização do espaço e equilíbrio, decisivas para todas as outras competências motoras futuras.

Além disso, é imprescindível ressaltarmos sobre o despertar da curiosidade. Os benefícios de brincar ao ar livre trazem a oportunidade de fazer coisas novas e diferentes, muito importantes para a aprendizagem emocional. O entusiasmo da criança frente às novidades irá desenvolvê-la em todas as áreas da vida.

A descoberta do mundo por meio das brincadeiras

As brincadeiras são instrumentos essenciais para o raciocínio, reflexo, ampliando a autoconfiança e, mais do que isso, favorecendo a socialização.

Se você tem crianças de idades distintas, também não tem problema! Pode ser que um dos filhos já corra, salte, pule e o outro esteja apenas começando a descobrir o mundo. Cada um, dentro de suas limitações, terá sua maneira de interagir consigo mesmo e com o ambiente ao redor. Se a sua família ainda não tem esse hábito, é hora de pôr em prática!

Confira abaixo uma lista de itens para brincar ao ar livre:

  • Bolas de gude;
  • Skates;
  • Bicicletas;
  • Pipas;
  • Jogos como queimada;
  • Pique-bandeira;
  • Pega-pega;
  • Pular corda.

Essas são algumas das inúmeras opções para estimular o desenvolvimento infantil! Qualquer pessoa que já tenha lidado com crianças terá observado quais são suas preferências e como se divertem quando vão a um playground. A velocidade, as voltas, a sensação de perigo causada pela altura, os desafios do equilíbrio… Tudo isso é muito atrativo para a criança. 

A maternidade/paternidade envolve desafios e, a cada dia, precisamos descobrir formas de despertar o crescimento dos pequenos. Como vimos ao longo do post, os benefícios de brincar ao ar livre são inegáveis, para o corpo, mente e emocional. Se você quer se aprofundar no universo infantil para o seu lar, o curso Emoções em Família – elaborado por Tonia Casarin – é um grande incentivador. 

Escreva nos comentários se você leva as crianças para brincar ao ar livre! Qual o lugar preferido delas? Conte pra gente! 

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...