Competências gerais da Base Nacional Comum Curricular – Tonia Casarin

As competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) parecem ser o começo para garantir que todo aluno no Brasil tenha conhecimento e habilidades adquiridas no processo de aprendizado escolar. A premissa básica é que toda criança tem o direito de aprender. Como consequência, a BNCC promove a equidade na educação brasileira e pode desencadear melhorias no nosso sistema educacional.

Parece-me que, mais do que uma currículo mínimo comum para todo brasileiro, a BNCC é um caminho para um projeto de nação. A premissa da Base é o pleno desenvolvimento do indivíduo, para que ele tenha sucesso na vida, na carreira e que possa exercer sua plena cidadania. A Constituição do Brasil já prevê isso, mas ainda não conseguimos colocar em prática.

O Movimento pela Base Nacional Comum foi uma iniciativa da Fundação Lemann. O documento vai representar um avanço na política educacional brasileira. Não somente por estabelecer com clareza e detalhamento necessário as habilidades e competências que cada aluno deve aprender ano a ano, como também por garantir o direito de cada brasileiro de aprender.

mais do que uma currículo mínimo comum para todo brasileiro, a BNCC é um caminho para um projeto de nação. Esse movimento está preocupado com a visão de professores e gestores de escolas. Uma pesquisa da Fundação Lemann junto com o IBOPE levantou, entre outros dados, que, 93% dos professores e 98% dos gestores acreditam que saber o que é esperado que os alunos aprendam a cada ano ajuda o trabalho do professor.Para saber mais sobre as competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular, continue a leitura:

O que são as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular?

Como guia para toda a rede de elementos que influenciam o aprendizado dos alunos, a Base Nacional Comum irá ditar a formação de professores, as avaliações de aprendizado e claro, os livros didáticos. O País e a indústria da Educação precisa se preparar para isso. 

Claramente, esses pilares não interagem entre si, causando mais diferenças entre os conhecimentos e habilidades que os alunos aprendem em cada escola. De fato, as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular são uma esperança para aumentar a equidade educacional no Brasil (veja aqui  o estudo Excelência com Equidade).

Para garantir essa qualidade e equidade na educação brasileira, o Movimento pela Base elencou sete princípios básicos (figura abaixo), elementos essenciais para que a BNCC tenha qualidade e possa chegar em todas as escolas no Brasil.

Esses princípios demonstram que a BNCC deve ser mais do que descrever conhecimentos acumulados ao longo do tempo. Ele deve ser definido por um conjunto de princípios.

Acompanhe meus outros posts sobre as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular!

Qual é o conteúdo da Base Nacional Comum?

A Base Nacional Comum e o projeto de País

Entenda no curso Socioemocionais para Educadores sobre como a BNCC enxerga essas competências!

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