Como cultivar amor de criança no dia a dia? – Tonia Casarin

Nossas primeiras experiências com o mundo marcam o início do nosso desenvolvimento emocional. Por isso é tão importante “regar” e compartilhar o amor com as crianças!

Você sabia que hoje é o Dia do Amor? Nossas primeiras experiências com o mundo marcam o início do nosso desenvolvimento emocional. Por isso é tão importante “regar” e compartilhar o amor seus filhos! E sabe qual a melhor maneira de fazer isso? Alimentando o amor de criança!

Menina demonstrando o amor de criança aos pais.

Menina demonstrando o amor de criança aos pais.

Filhos crescem rápido, portanto temos que aproveitar a fase da infância. Veja como aproveitar o amor de criança da melhor maneira possível:

Amor de criança: como alimentá-lo?

Cultivar o amor de criança é algo simples, mas deve ser feito constantemente. Afinal, seu filho precisa perceber o sentimento vindo dos pais. Veja como demonstrá-lo no dia a dia:

Demonstrações simples de afeto

Alguns minutos a mais de brincadeira no parque, um sorvete depois da escola, um colo oferecido em um momento de medo, o olho no olho na hora de elogiar uma atitude bacana ou uma risada bem-humorada quando tudo dá errado.

Essas demonstrações, aparentemente simples, são repletas de carinho afeto que moldam nossa personalidade na infância e servem como efeito protetor contra a ansiedade e outras doenças mais tarde. 

Ambiente familiar saudável

O amor é fundamental para a criança se sentir aceita. O ambiente seguro e criado com muito amor influenciará no seu comportamento ao longo da vida. 

A criança poderá ter mais ou menos resistência às frustrações, ser capaz de compreender com maior facilidade o teor de um problema complexo e de se adaptar em um mundo competitivo e desafiador.

Isso porque o ser humano não nasceu para ser sozinho. Portanto, a criança precisa reconhecer sua casa como um ambiente seguro, em que ela possa ser ela mesma e desenvolver habilidades socioemocionais básicas para a convivência em sociedade.

Menina demonstrando seu amor de criança a sua mãe.

Menina demonstrando seu amor de criança a sua mãe.

Como o amor influencia cada fase da criança?

Para você compreender um pouco melhor o poder desse sentimento, montamos um quadro demonstrando sua importância em cada fase do desenvolvimento infantil:

Tabela do amor de criança por idade.

Como você pode notar, em cada fase a criança recebe benefícios diferentes proporcionados pelo amor. No entanto, é possível notar dois fatores sempre presentes: a sensação de segurança e a promoção da autoconfiança. Ambos são essenciais para um desenvolvimento saudável.

Diante de tantos benefícios, aproveite o dia do amor para expressar esse sentimento tão nobre pelo seu filho ou por alguma criança próxima! É por meio de gestos aparentemente despretensiosos que formamos cidadãos mais confiantes, alegres, otimistas e respeitosos.

Não deixe essa oportunidade passar! O amor deve ser cultivado todos os dias. Abrace, beije e demonstre seu carinho pelo seu filho!

O que você faz para cultivar o amor de criança? Deixe seu comentário no post!

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...