Como conquistar a atenção dos alunos na sala de aula? – Tonia Casarin

Muitos professores se dizem preocupados com a falta de atenção dos alunos na sala de aula. Embora seja algo normal e corriqueiro, isso pode acabar prejudicando o trabalho dos educadores e o aprendizado das crianças. Além disso, trabalhar o foco e a disciplina trará frutos positivos durante toda a vivência delas.

Você também sofre com a falta de atenção dos alunos na sala de aula? Pensando nisso,  selecionei aqui 3 dicas para ajudar professores a serem ouvidos pela turma. Confira:

Como reter a atenção dos alunos na sala de aula?

Veja minhas 3 principais dicas para auxiliar você nesse processo:

1. Use um tom de voz adequado

Para conseguir a atenção dos alunos na sala de aula, é comum que professores falem alto, podendo até chegar a perder a voz. Entretanto, nos esquecemos que somos o principal modelo para as crianças em sala de aula. Eles podem entender que, para serem ouvidos, precisam falar aos berros. Além de tudo, prejudicamos nossas cordas vocais (em muitos casos, de modo irreversível).

Se queremos que os nossos alunos falem com um tom de voz agradável, precisamos fazer o mesmo e dar o exemplo. Fale de modo adequado: firme, seguro e equilibrado (nem muito alto ou baixo).

2. Só comece a falar quando os alunos estiverem prontos para ouvir

É fundamental que os alunos aprendam a respeitar e a ouvir você. Portanto, evite começar a falar enquanto eles não estiverem prontos. Dessa forma, os seus alunos vão aprender que devem fazer silêncio enquanto estiver falando.

É preciso ter paciência, mas desenvolva o hábito de esperar todos ficarem quietos. Ao repetir essa prática todos os dias, a sua turma ficará pronta cada vez mais rápido. Inclusive, é provável que as crianças comecem a ajudar você, lembrando umas às outras que você está lhes esperando: “Gente, silêncio! Ele(a) quer falar!”.

Essa atitude vai gerar empatia até mesmo fora de aula. Elas aprenderão a ouvir o próximo e a falar sem interromper.

3. Pratique a comunicação não verbal

Gestos e outras formas de comunicação não verbal são excelentes maneiras de obter a atenção dos alunos. Ao levantar um braço e fazer contato visual com eles, você estará indicando que precisa de silêncio e atenção.
É importante que você escolha uma forma específica de comunicação não verbal e a repita todos os dias. Isso vai ajudar as crianças a perceberem e a respeitarem o seu chamado. Além disso, os alunos também devem ter uma forma não verbal de indicar que constataram o seu comunicado, como levantar a mão e fazer contato visual com você.

Quais técnicas você tem utilizado para reter a atenção dos alunos na sala de aula? Com o curso Competências Socioemocionais para Educadores, você será capaz de desenvolver uma relação saudável com seus alunos.

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...