E os adultos?

Capitaneado pelo Instituto Ayrton Senna, o debate das competências sociais e emocionais ganhou força no último ano. Como estudiosa do tema e defensora ferrenha da incorporação do desenvolvimento dessas habilidades em escolas, de forma que as crianças sejam preparadas para a vida, deparo-me com adultos que tornam-se contra-exemplos de inteligência emocional. E acabam, dificultando a implantação desse currículo de forma eficaz e que garanta a aprendizagem das crianças.

Incentivar os adultos a aprender, refletir e praticar suas próprias habilidades sociais e emocionais também torna-se fundamental para o sucesso da implementação de um currículo de competências sociais e emocionais.

O foco certo

A discussão está focada nas crianças: como desenvolver habilidades para a vida em crianças? Porém, parte do processo fica capenga, quando esquecemos dos outros atores envolvidos. Volto ao modelo que já apresentei em um post anterior:

triangulo.001

Modelo de Implementação de SEL por Tonia Casarin – Copyright

Manter os pais e responsáveis informados sobre o desenvolvimento das competências sociais e emocionais na escola torna-se fundamental, além de ensiná-los como podem reforçar esse desenvolvimento em casa.

Exigir somente o que temos

Incentivar os adultos a aprender, refletir e praticar suas próprias habilidades sociais e emocionais também torna-se fundamental para o sucesso da implementação de um currículo de competências sociais e emocionais.

E talvez essa interação com pais precise da ajuda da escola. Construir relações respeitosas entre comunidade escolar, além de um ambiente colaborativo e de confiança que seja visíveis para os alunos é fundamental, não somente dentro da escola, como também em casa. Os adultos devem ser exemplos a serem seguidos.

Somos um espelho

Esse desenvolvimento pessoal envolve o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores em todos os níveis da escola é fundamental. Como disse James Baldwin,” As crianças nunca são muito boas para escutar os mais velhos, mas elas nunca falham em imitá-los.” Garantir que toda a equipe escolar modele atitudes positivas que seja evidente a utilização de inteligência emocional e social em suas relações, entre os colegas da escola, com os próprios alunos, professores e pais e responsáveis. Nem todos os programas de implementação de desenvolvimento de competências sociais e emocionais têm sucesso. E a chave para o sucesso parece ser a preparação de professores.

Mas antes, eles precisam aprender como fazer isso…

988628_674004465959903_353339755_n

O Programa

Dessa forma, a parceria da CAPES com o Instituto Ayrton Senna realmente torna-se fundamental para que o Brasil continue a evoluir no campo das competências sociais e emocionais. O Programa de Apoio à Formação de Profissionais no Campo das Competências Socioemocionais busca fortalecer redes de pesquisa que tenham foco no desenvolvimento dessas competências e a formação de professores nessa área.

Estou curiosa e entusiasmada para ver as propostas aceitas e poder contribuir para o campo de competências sociais e emocionais. Contem comigo.

ctas-ancora_modelo-2

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...