Futuro: os riscos de criar muita expectativa sobre os filhos

Antes de tudo: seu filho não precisa ser o que você quer! A criação de expectativa faz parte de nós, queira você ou não. Entretanto, quando falamos de expectativa sobre os filhos, precisamos ter muita cautela para não prejudicar na criação do pequeno. 

Por isso, devemos cair na real e não interferir nas escolhas e preferências. Vamos conversar um pouco sobre o assunto? Confira! 

Muita expectativa sobre os filhos são um risco sim! 

Não se considere um ponto fora da curva. É supernormal criar expectativas sobre os filhos, imaginar um futuro brilhante e entre outros desejos. No entanto, sabemos que tudo em excesso faz mal. Exagerar na expectativa também é prejudicial na criação. 

As crianças no processo de desenvolvimento estão definindo seus conceitos e valores, e a cobrança excessiva pode afetar a autoestima e a tomada de decisão. Negar suas vontades e desejos é negar sua personalidade! 

Expectativa demais pode gerar amor tóxico

Basicamente, a criação com muita expectativa sobre as crianças pode gerar um amor tóxico. Muitas famílias acreditam que a única forma de amar é a proteção, e isso pode corroer o emocional ao longo do tempo.

Embora todos os pais queiram ver o melhor para o seu filho, é importante se conscientizar do processo da expectativa para não se tornar justamente um pai ou mãe tóxica à criança. 

Esse comportamento pode ser um resultado de um cenário global, em que os adultos têm menos filhos, o que representa um esforço e atenção maior, seja financeiro ou efetivo. 

Com isso, a relação entre pais e filhos se torna mais íntima e horizontal, o que é legal. Porém, pode levar a essa obsessão e a proteção extrema. Já trouxemos o tema sobre pais tóxicos em nosso blog, confira depois! 

Comportamentos que devem ser evitados diante da expectativa sobre os filhos

4 dicas de comportamentos que devem ser evitados! 

Lembre-se: criação não é um negócio! Os resultados aparecem diariamente e são facilmente mutáveis. Vocês estão em crescimento, um aprendendo com o outro! 

Para ajudar a diminuir as expectativas sobre os filhos, confira abaixo algumas atitudes que podem ser evitadas:

1 – “De novo uma nota baixa? Ah, desisto!” 

Se a criança escutar isso de você, ela vai se sentir incapaz ou sem motivação para melhorar!  

2 – “Seu irmão/irmã não me deu trabalho na escola”

Evite comparações! Essa é uma das atitudes negativas e que também são vistas em pais tóxicos. Cada criança é única e merece ter sua individualidade respeitada. 

3 – Você conseguiu porque é inteligente”

Ao invés de dizer isso, talvez um “você conseguiu porque se dedicou”. Seu filho terá mais vontade de melhorar por perceber que isso depende do esforço, não apenas da capacidade.

4 – “Ok, você fechou acima da média, mas vamos ver no próximo semestre.”

Isso fecha as portas da autoconfiança para o seu filho. Mesmo ele acertando, não terá um elogio pelo esforço?

Respeite as escolhas do seu filho, sempre! 

É muito gratificante ouvir do filho que quer ser igual à mamãe ou o papai quando crescer. No entanto, impor seus desejos e sonhos sobre alguém, é uma forma de diminuir ou impedir da criança crescer. 

Entenda que o amor que você sente pelo seu filho é incondicional e independe de expectativas. Assim, ele sentirá mais seguro e suportado nos momentos difíceis que enfrentará. 

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário! 

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...