Habilidades do Séc. XXI. Como preparar seu filho para o futuro

Vivemos em um mundo sem fronteiras em estamos cada vez mais conectados. Não ligamos muito para fronteira dos países e conseguimos rompê-las sem muito esforço.

 

 

As relações estão mudando

Também vivemos em um contexto que as mulheres estão mercado de trabalho. Isso significa que elas não ficam em casa com as crianças, mas estão trabalhando fora de casa. Esse é um fenômeno razoavelmente recente. Portanto, a educação que era dada por essas mulheres anteriormente dentro de casa para as crianças, está ficando a cargo das escolas, avós, outros parentes e familiares ou para outras pessoas de forma geral. Ou ainda, simplesmente inexiste. A diversidade também é uma questão hoje que devemos nos atentar.

Adversidade para todos

No contexto da diversidade, temos a diversidade de gênero, raça, sexo, orientação sexual e religião entre outras. Vivemos hoje em um mundo em que as pessoas são cada vez mais diversas. E, aprender a lidar com tanta diversidade é fundamental.

af_cta_4turma_curso-inteligencia-emocional-para-pais-e-filhos_tonia-casarin_600x200px_v2

A tecnologia está no nosso dia-a-dia

Obviamente não podemos deixar de falar da tecnologia. Ela está presente no nosso dia-a-dia, em uma velocidade nunca antes vista. A tecnologia está na nossa vida de forma que a gente nem mais percebe.

Você já reparou que quando está precisando comprar aquele tênis de corrida, antes mesmo de você tomar a decisão da compra, o Facebook já vem com vários anúncios de tênis de corrida pra você? Então a tecnologia está no nosso dia-a-dia e a gente nem mais percebe.

 

vuca

V.U.C.A

Existe um acrônimo chamado VUCA que relata bem o contexto atual do mundo. O

V é de volatility, que significa volatilidade;

U é de uncertainty, que significa incerteza;

C de complexity, que significa complexo;

A de ambiguity, que significa ambiguidade.

 

Portanto, o mundo que a gente está vivendo está sempre mudando: ele é digital, complexo, global e imprevisível. Com isso, temos alguns desafios: o desafio da velocidade da transformação da tecnologia, da automação, da educação globalizada, da sustentabilidade, dos desafios da vida em sociedade diversa.

 

Para enfrentar esses desafios, como preparamos nossas crianças?

É desse questionamento que surge o termos habilidades do século XXI.

As habilidades do século XXI são habilidades para preparar as crianças para esse mundo e esses desafios. São habilidades como comunicação, colaboração, planejamento, resolução de problemas, inteligência emocional, autoconhecimento, empatia, gestão de relacionamentos, trabalho em equipe, tomada de decisão, pensamento crítico, adaptabilidade, entre outros. Essas são as habilidades que instituições preveem como fundamentais para se ter sucesso no futuro, dado que muitos dos trabalhos que existem hoje irão desaparecer e surgirão outros que nem sequer sabemos que existe.

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...