A importância da recreação no desenvolvimento infantil

Em busca de uma boa educação para nossos filhos, damos muito valor a instituições de ensino, cursos extracurriculares e atividades esportivas. Dizemos a nós mesmos e às crianças que todo esse esforço é em busca de um futuro melhor para os pequenos. No entanto, a recreação também é muito importante para o desenvolvimento infantil. Nossas crianças precisam ter um tempo para agir como crianças!

Uma criança que tem tempo para brincar é mais alegre, gasta sua energia de maneira mais proveitosa, é mais saudável (tanto física quanto psicologicamente) e mais sociável. Todos esses pontos vão ajudá-la a ter uma vida mais feliz.

Neste post, vamos saber mais sobre a importância das atividades recreativas para o desenvolvimento infantil, além de conhecer algumas brincadeiras para as férias ou qualquer tempo livre. Confira:

Qual a importância das atividades recreativas para o desenvolvimento infantil?

A palavra recreação vem do latim recreare, que significa alegrar-se, divertir-se, brincar. 

Interação

Quando pequenos, nossas brincadeiras ainda são bem individualistas. É a partir da escola ou da creche que começamos a interagir socialmente com pessoas da nossa idade. Mas você já deve ter percebido que desde essa época temos medo do desconhecido. As brincadeiras são uma forma de mostrar que o outro não é um inimigo e promover amizades.

As atividades recreativas podem auxiliar uma criança a se tornar um indivíduo mais sociável e com facilidade de falar em público.

Exploração dos sentidos

Brincar é também explorar audição, visão, tato, olfato e paladar. É descobrir novas sensações e se manter curioso. É utilizar diversas conexões cerebrais para resolver enigmas, aprender algum movimento de dança ou luta, decorar uma letra de música, colorir um desenho e muito mais.

Felicidade e saúde

Na Psicologia, a pergunta que não quer calar é: o desenvolvimento é ativo ou passivo? A criança apenas absorve as informações que recebe ou ela também é agente importante na formação de sua personalidade?

Eu acredito que deve haver equilíbrio. As crianças devem aprender e ser estimuladas a reagir ao que recebe. Isso também vale nas brincadeiras: ela deve agir sobre algum estímulo. Isso será importante, sobretudo, na sua felicidade.

Vejamos alguns exemplos de atividades para o desenvolvimento infantil. No tipo ativo, a criança envolve-se, é claro, ativamente: desenho, colagens, pique-esconde e leitura são alguns exemplos. Já no desenvolvimento passivo, ela apenas recebe a informação, mas não interage com ela, como assistir televisão e ler livros apenas com figuras.

Em um estudo publicado pela Fundação Britânica do Coração (BHF), pesquisadores da Universidade de Oxford e da Universidade de Loughborough descobriram que atividades físicas atuam positivamente no desenvolvimento infantil em termos físicos, sociais e emocionais. 

Inteligência

Não é só de estudo acadêmico que vive a inteligência infantil. Crianças precisam brincar. As brincadeiras, sejam elas de tabuleiro, sejam físicas, estimulam suas conexões cerebrais e o desenvolvimento do córtex. Cada atividade pode estimular uma ou mais habilidades: linguagem, reflexo, coordenação motora e raciocínio lógico, por exemplo.

Quais atividades auxiliam no desenvolvimento da criança?

Mais do que apenas tirar as crianças da inércia, as atividades recreativas devem promover o desenvolvimento infantil de maneira inteligente. Veja as mais recomendadas:

Brincadeiras ao ar livre

Brincadeiras ao ar livre ajudam no desenvolvimento infantil

Correr e brincar em espaços abertos e naturais trazem vários benefícios ao desenvolvimento da criança. Além de permitir que ela explore seus sentidos e descubra elementos incomuns no seu dia a dia, um local verde estimula a criança a brincar de maneira mais criativa, com liberdade e cooperação com os colegas. 

Segundo o estudo publicado pela Health Education Research, espaços verdes nas escolas encorajam as crianças a fazer atividades físicas leves a moderadas.

Esconde-esconde

Provavelmente você brincou de esconde-esconde, pega-pega ou pique-esconde quando pequeno. O que provavelmente não imaginava é que o simples fato de correr, procurar e correr atrás de um amiguinho fez muito bem para seu desenvolvimento enquanto criança.

O esconde-esconde estimula a coordenação motora, a perspicácia, a noção espacial e o desempenho físico. Afinal, escondendo-se ou procurando, a criança anda de maneira cuidadosa, procura por um lugar em que possa ficar sem ser visto ou encontrar alguém, corre ou foge de outro amigo. E nem precisamos dizer das gargalhadas que a brincadeira proporciona, não é verdade?

Escrever, desenhar e pintar

Que tal estimular a criança a escrever e desenhar sua própria história? Essa atividade estimula a criatividade, a coordenação motora e também a noção espacial. A criança também se sente mais segura, pois vê que é capaz de criar, além de trabalhar a concentração ea memória.

Damas, xadrez e jogo da memória

Jogos de tabuleiro são excelentes para o desenvolvimento infantil. Trabalham a concentração, a memória, o raciocínio lógico, a rapidez (não impulsiva) na tomada de decisões e a criatividade. A criança se torna mais autoconfiança quando percebe que é capaz de formular estratégias para vencer o jogo.

Viu como as atividades recreativas são essenciais para o desenvolvimento infantil? Você costuma incentivar seu filho a brincar? Deixe seu comentário no post!

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...