Por que incluir a educação socioemocional na escola?

A escola é um ambiente que permite infinitas possibilidades para as crianças! Capaz de transformar cada pequeno a partir de vivências e experiências diversas, a escola adquire um papel-chave no mundo atual. Surge, assim, o conceito de educação socioemocional para fomentar ainda mais o ensino. 

Muito mais que transmitir conteúdo, as escolas devem ser inspiradoras e estimularem o desenvolvimento das crianças. O professor deixa de ser apenas um condutor de informação, ele agora desempenha a função de educador, imprescindível para uma aprendizagem socioemocional na escola. 

O que é educação socioemocional

O conceito de educação socioemocional foi desenvolvido há 20 anos, nos Estados Unidos. Por meio da organização The Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL), esse tipo de aprendizagem possui cinco pilares de sustentação:

  • Autoconhecimento: capacidade de reconhecer com precisão as próprias emoções, pensamentos, valores e como eles influenciam o comportamento;
  • Autogerenciamento: capacidade de regular as próprias emoções, os pensamentos e os comportamentos em diferentes momentos, administrando com eficiência o estresse, motivando a si mesmo e controlando os impulsos;
  • Tomada responsável de decisões: fazer escolhas construtivas a partir do comportamento pessoal e interações sociais com ética, preocupação com segurança e normas;
  • Habilidades de relacionamento: estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes;
  • Consciência social: trabalhar a cooperação e empatia com os outros para lidar com as diferenças.

Pode parecer algo difícil separar aspectos sociais e emocionais de processos de aprendizagem acadêmica. No entanto, a tendência do mundo atual é valorizar cada vez mais as habilidades socioemocionais como otimismo, resiliência e relacionamentos saudáveis.

Sendo assim, as competências socioemocionais na escola são definidas como a prática de melhores atitudes para lidar com as suas próprias emoções, capazes de integrar as crianças e adolescentes como indivíduos, profissionais e cidadãos.

Qual a importância de incluir esse tipo de aprendizagem?

Pesquisas em todo o mundo apontam que o melhor aprendizado ocorre em ambientes seguros e saudáveis, ou seja, o aprendizado ocorre em um contexto social. Todas as práticas da educação socioemocional fortalecem o caráter humano, tão necessário para as demandas do século 21. 

À medida que nossa sociedade muda, especialmente com a influência da tecnologia, algumas virtudes ou pontos fortes de tal caráter serão mais influenciados do que outros. Muito disso é baseado nas necessidades apontadas pelo mercado de trabalho. Torna-se imprescindível, então, que um programa de educação socioemocional conte com abordagens voltadas para essas exigências. 

É na escola que a grande maioria das crianças aprende uma diversidade de conhecimentos e competências que vão levar com elas ao longo da vida. A lista de benefícios é extensa e inclui a melhora dos resultados acadêmicos, redução dos conflitos, ajuda os jovens a serem mais bem-sucedidos e desenvolverem autocontrole.

Você, educador, aprenda as melhores práticas para o ensino socioemocional! 

Existem inúmeras maneiras de incluir a educação socioemocional na escola. Os alunos precisam aprender a partir de uma variedade de virtudes e valores, como por exemplo em contação de histórias, apresentando pontos fortes de certos personagens, vídeos, troca de experiências e muito mais. 

Ficou interessado no assunto? Você pode se aprofundar e conhecer as melhores práticas com o curso online Competências Socioemocionais para Educadores.

Nele, são abordadas questões como a importância das competências socioemocionais, como a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) trata esse tema e de que forma desenvolver tais competências no dia a dia da sala de aula. O objetivo é fazer com que você, educador, se aprofunde no tema e aplique em seus

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...