O guia das emoções e sentimentos. Conheça um pouco de cada uma.

O psicólogo americano Paul Ekman fez um estudo na década de 70 e compilou emoções de acordo com suas microexpressões faciais.Sua lista resultou em 6 emoções básicas, que estariam presentes em todas as culturas e seriam facilmente identificadas universalmente: desgosto, medo, raiva, alegria, tristeza e surpresa.. Além disso, René Descartes também elaborou uma lista de emoções em sua obra “As Paixões da Alma” de 1649: admiração, amor, ódio, desejo, alegria e tristeza.

 

As 8 emoções

No meu livro Tenho Monstros na Barriga, escolhi 8 emoções que minha experiência mostrou que são bastante vivenciadas pelas crianças. E é sobre elas que vou falar aqui, para ajudar a conversar com seu filhos sobre elas.

 

Alegria

Alegria é brincar. É ver o mundo todo colorido e mostrar um sorriso largo no rosto. É ter a sensação de felicidade. É ver alguém que a gente ama gargalhando e conquistando suas vitórias. É sentir o quentinho do seu abraço.

 

Tristeza

Tristeza é quando as coisas não acontecem exatamente como gostaríamos. É ter vontade de chorar. É sentir as lágrimas caindo. É sentir a falta de energia. É não querer falar. É ficar cabisbaixo. É ficar no nosso canto para sairmos de lá mais fortes depois.

 

Ciúme

Ciúme é desconfiar de que a pessoa que você gosta muito não quer ficar perto de você. É você gostar tanto de uma pessoa que você não quer dividir ela com ninguém. É querer seus amigos só para você. É não querer dividi-los com ninguém.

 

Medo

Medo é ficar retraído. É ficar paralisado. É perder os sentidos por alguns instantes. É pensar que você não consegue. É esquecer da sua força. É se preparar para escapar de perigos.

 

Coragem

Coragem é quando uma força interna cresce e se mostra capaz de vencer o medo. É lembrar dos seus super-poderes e enfrentar o medo. É agir com o coração. É lembrar que nada é impossível.

 

Orgulho

Orgulho é a vontade de subir no pódio no lugar mais alto. É lembrar das dificuldades que teve que superar. É alcançar o resultado que queria. É estufar o peito. É querer ganhar uma medalha pela conquista. É querer premiar-se. É ter vontade de elogiar a si próprio.

 

Raiva

Raiva é quando o corpo esquenta. É quando o sangue ferve. É ter vontade de mostrar para o mundo o tamanho da sua força.

 

Curiosidade

Curiosidade é ser invadido por perguntas. Inundado por aquela sensação de querer saber mais e mais. É se interessar de forma genuína. É relembrar que aprender é muito divertido.

 

af_tonia_cta-10-desconto-medo_900x200px

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...