A importância do lúdico na aprendizagem – Tonia Casarin

Quem nunca brincou de se fantasiar de seu personagem favorito, de um super-herói ou de alguma princesa que você admirasse? O mundo das fantasias é fundamental para o desenvolvimento da criança, incluindo na assimilação do conhecimento. Portanto, não subestime a importância do lúdico na aprendizagem.

Você já parou para pensar como os personagens podem auxiliar seu filho a entender valores importantes, que ele vai levar para a vida toda? Neste post, vamos conversar um pouco sobre isso.

Menino vestido de herói e mostrando a importância do lúdico na aprendizagem.

Qual a importância do lúdico na aprendizagem?

Veja como a fantasia pode auxiliar na educação escolar e profissional do seu filho:

Inteligência emocional

A fantasia é uma ferramenta que seu filho tem para assimilar valores, expressar o que sente, experimentar a beleza da espontaneidade e de um mundo sem regras. É nesse lugar que ele aprende a desenvolver melhor a inteligência emocional.Estar na pele de um personagem com a fantasia ajuda a criança a se colocar no lugar dele e a tomar decisões sob a perspectiva do personagem. Isso reflete a empatia e a tomada de decisões!

Preparo para dificuldades

Ao dar vida a um super-herói no mundo do “faz de conta” e fazê-lo passar por desafios, as crianças ensaiam para situações reais difíceis. Enfrentam problemas e buscam soluções criativas em seu repertório para solucionar a questão.

mundo das fantasias tem a capacidade de transformar um processo complexo em natural. Além disso, o herói vai ao encontro de nossos maiores desejos e, por isso, se torna uma inspiração. Todo mundo quer superar desafios e vencer, e para as crianças não é diferente. É uma maneira de estimular autonomia autoconfiança.

Empoderamento

Afinal, em um mundo onde a criança tem pouca autoridade e são “dominadas” pelos adultos, a fantasia permite que ela se coloque num lugar de poder, onde ela determina as regras e situações que provocariam medo ou que fariam com que se sentisse vulnerável.  

Independência

A brincadeira leva a criança a superar obstáculos da vida real: c omo se vestirs, comer um alimento sem deixar cair, fazer amigos, enfim, como corresponder às expectativas dos padrões adultos.

Meninas se sentindo como princesas e exemplificando a importância do lúdico na aprendizagem.

Quais lições podemos tirar do mundo das fantasias?

Assim, resumimos aqui a importância do lúdico na aprendizagem da criança:

  • aprender e desenvolver valores como bondadesabedoriainteligência força;
  • aprender a solucionar qualquer problema e ultrapassar obstáculos;
  • estimular a memória e a criatividade;
  • desenvolver o sentimento de pertencimento. Os super-heróis não tem de se preocupar com os compromissos que caracterizam o mundo real e suas soluções são sempre aceitas;
  • assimilar conceitos de liderança responsabilidade. Repare que as pessoas que procuram os super-heróis pedem que as guiem e resolvam suas dúvidas, enquanto eles não recebem ordens de ninguém;
  • aprender a processar emoções e desenvolvem processos cognitivos.

Entendeu a importância do lúdico na aprendizagem socioemocional da criança? Você costuma contar histórias para seu filho? Sugerimos os livros Tenho Monstros na Barriga e Tenho mais Monstros na Barriga para trabalhar as emoções com os pequenos por meio do lúdico na aprendizagem! 

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...