O que fazer nas férias escolares: 7 dicas de atividades

Finalmente chegou a tão sonhada férias escolares e as crianças estão super empolgadas para ter apenas uma missão: se divertir! 

Durante essa época, sabemos o quão difícil pode ser para os pais alinharem suas rotinas com as dos filhos, e gerenciar horários para adicionar atividades que não deixem a criança entediada. 

Mas calma… existem diversas opções para você adicionar na agenda e colocar a criatividade em jogo! Confira algumas dicas sobre o que fazer nas férias escolares

Aproveite para estar mais próximo do seu pequeno 

Embora as pausas escolares sejam um desafio para entreter a criança, saiba que é um ótimo momento para ela estar mais próxima da família, fortalecer a relação com os pais, além de ser saudável para o pequeno o contato com novos lugares e novas pessoas. 

Pense em atividades para fazer nas férias escolares que possam tirar a criança de trás das telas dos celulares, computadores ou qualquer aparelho digital que faça excluir do mundo real. Então, inclua tarefas para sair de casa, brincar ou ter contato com a natureza! 

Fortaleça a amizade com os colegas fora da escola

Manter o contato com os colegas da escola também é uma opção de diversão para fazer durante as férias escolares. Converse com os pais dos amiguinhos, combinem de um passar o dia na casa do outro e vice-versa. 

Quem sabe organizar uma noite do pijama, concurso de piadas e brincadeiras? Certamente as crianças vão adorar a experiência, além de fortalecer a amizade deles fora da escola. 

É importante lembrar que, durante o fim de semana, os passeios devem ficar por conta dos pais, para que o pequeno não se sinta abandonado ou sozinho. Aproveitem o dia de folga para ir ao parque, shopping ou até mesmo à praia. 

7 atividades para fazer nas férias escolares

7 dicas de atividades para fazer nas férias escolares

1 – Brincadeiras educativas

Jogos de raciocínio, concentração, disputa de duplas, são ótimas atividades para estimularem a parte “pensante” da criança, além de serem benefícios para o desenvolvimento do pequeno. 

2 – Brinque de jardinagem

Criem hortinhas, plantações de mudas e dentre outras tarefas que estimulem o contato com a natureza. 

3 – Organize uma noite do cinema

Nada mais divertido do que um filminho e uma pipoca, não é mesmo? Planeje a noite do cinema com os amiguinhos ou até mesmo com a família.

4 – Pratique esporte

O bom e indicado esporte é algo sempre positivo para incluir na rotina da criança. Nas férias, aproveite para acompanhar o pique da energia e o tempo livre para praticar exercícios, como andar de bicicleta, patins, nadar ou jogar bola.

5 – Faça um passeio ecológico

Caminhadas em parques ou Zoológicos são boas opções de diversão para toda família.

6 – Rodinha da leitura

Incluir a leitura como atividade de férias também é uma ótima escolha. Aproveite e faça teatrinhos a partir desses livros, garantimos que as crianças vão adorar! 

7 – Uma tour pela cidade

Reforçando a ideia de novos espaços, leve a criança aos lugares em que nunca foram. Escolham trajetos que possam ajudar na diversão, seja de carro, bicicleta, metrô ou ônibus. 

Férias escolares também é aprendizagem! 

Na cabecinha das crianças, a palavra “férias” não tem outro significado senão brincar, brincar e brincar. Porém, é preciso lembrar que está época pode ser uma excelente oportunidade para inserir novas aprendizagens para o pequeno. 

A leitura, por exemplo, deve estar sempre implementada na rotina do seu filho, mesmo que ele esteja curtindo a pausa da escola. Para ajudar os pequenos a explorarem suas emoções, indicamos o Tenho Monstros na Barriga, um livro super didático e uma opção para pais, professores e crianças se divertirem juntos! 

Afinal, já pensou o que fazer nas férias escolares? Conte pra gente! 

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...