Como transformar a ceia de Natal em atividades em família – Tonia Casarin

Fim de ano se aproximando, momento de todo mundo e fazer uma atividade em família, não é verdade? Essa é uma das épocas favoritas das crianças justamente pela magia que envolve e — claro, pelo Papai Noel! 

O encontro da família, a troca de presentes e a famosa montagem da árvore de Natal deixam a data ainda mais especial. Você sabia que os pequenos esperam o ano todo por esse momento?

Isso não pode ser deixado de lado. Que tal o aproveitarmos para ensinar aos pequenos um pouco mais sobre a colaboração por meio de atividades em família?

Escrever a cartinha para o Papai Noel pode ser uma das atividades em família no Natal.

Confira minhas dicas para atividades em família no Natal:

Atividades em família: como ensinar as crianças sobre colaboração

Saiba como deixar o Natal ainda mais divertido:

O que é colaboração?

É uma tarefa de ajudar o outro e servir. Fazer um favor para o outro também pode ser considerado uma ação de cooperação. E colaborar pode ser um ótimo exemplo para que seu pequeno se sinta estimulado também.

A graça aqui é que a criança aprenda a colaborar com várias atividades em família durante o Natal.

Para montar a árvore.

Na hora da montagem da árvore, por que não reunir a família toda e determinar uma função para cada um? É um ótimo exercício para mostrar como o trabalho em equipe pode ser prazeroso. Você vai ensinar também que às vezes é necessário ceder, deixar o outro colocar a estrela na árvore de Natal. Ou ainda: mesmo que você não ache que fique muito bonito, pode usar aquele enfeite porque outra pessoa gostou.

Aproveite a oportunidade da montagem da árvore e pendure os monstrinhos da Box de Natal Tenho Monstros na Barriga. A cada monstrinho que um integrante da família pendurar na árvore ele deverá se lembrar de um momento do ano em que sentiu a emoção do monstrinho que está pendurando. É uma ótima oportunidade de juntar diversão e educação emocional!

Transforme a montagem da árvore numa das atividades em família no Natal.

Arrumando a mesa.

Além da montagem da árvore, pode focar em outras atividades, como arrumar a mesa de jantar e preparar os pratos da noite ― isso, é claro, de acordo com a idade de cada criança. Mostrar o valor desses atos e da cooperação é fundamental. Valorizar e realizar as tarefas de maneira divertida e com muito amor fazem parte dessa época do ano também!

 O ideal é deixar os pequenos participarem de todas as etapas, desde abrir a árvore até escolher e fazer seus enfeites. Esse momento juntos fará com que eles se sintam importantes e responsáveis. E mais do que isso, uma excelente oportunidade de desenvolver a competência da colaboração.

 

Assim, a noite de Natal será, além de muito esperada, ainda mais especial aos olhos dos nossos pequenos. Será a noite em que a união e a colaboração em família têm que estar presentes. No mesmo dia, vai poder contar para os parentes, com o monstrinho do orgulho na barriga, que foi ele quem montou a árvore! Daquele jeito fofo que só as crianças sabem fazer!

Pronto para transformar a arrumação do Natal em várias atividades em família? Você costuma pedir a ajuda do seu filho nas tarefas domésticas? Deixe seu comentário no post!

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...