Pais, saibam como lidar com a impulsividade infantil

Já observou alguns comportamentos do seu filho e ficou na dúvida se ele possui impulsividade infantil? Dificuldade para se relacionar com coleguinhas, obedecer ordens… essas são algumas características psicológicas presentes em uma criança impulsiva. 

A impulsividade pode prejudicar o desenvolvimento da criança, além de trazer problemas para o relacionamento e autoestima. Quer entender mais sobre o assunto? Confira mais. 

Como descobrir se meu filho é impulsivo?

Primeiramente, você precisa compreender que as definições de impulsividade estão associadas a uma variedade de dimensões comportamentais, como social, emocional, interpessoal, cognitiva e motora. 

A criança impulsiva tem dificuldades de tomar decisões planejadas, além de possuir maior probabilidade de buscar por soluções imediatas, justamente pela sua forte sensibilidade. 

Saiba que é comum identificar as características da impulsividade infantil no período pré-escolar e escolar. Nas crianças, a impulsividade aparece como:  

– Agir sem pensar

– Incapacidade de inibir ou adiar uma resposta

– Falta de persistência

Dificuldade de controlar as emoções

– Falta de concentração

– Perda do autocontrole

O método para diminuir a impulsividade na infância pode ser através de regras, situações de frustração, controle dos sentimentos, motivação, elogios e pequenas punições (se necessário). 

Impulsividade ou TDAH?

Atualmente, muitos pais coligam alguns comportamentos dos seus filhos com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) sem mesmo ter procurado um especialista, o que é errado! 

Em muitos casos, a impulsividade é um dos sintomas presentes no TDAH, no entanto, nem toda criança impulsiva será portadora do transtorno. Por isso, não tire conclusões antes de procurar profissionais preparados e um diagnóstico preciso. 

Tanto o TDAH quanto a impulsividade infantil são situações sérias que precisam de um tratamento adequado desde cedo, para que não afete no desenvolvimento e crescimento do pequeno. 

Formas que ajudam a lidar com a impulsividade infantil 

Caso o seu filho possua apenas a falta do autocontrole, existem estratégias que podem ser muito efetivas na resolução da impulsividade do seu pequeno. 

1 – Seja um exemplo para a criança! 

Não é novidade que os pais são eternamente um espelho para suas crianças. Neste caso, não é diferente! Por isso, é fundamental demonstrar o seu autocontrole perto do seu filho. Tenha cuidado com as suas reações, tente se acalmar e tomar decisões com paciência. 

2 – Incentive o diálogo 

Conversar com o seu filho é muito importante para entender o que o levou a ser impulsivo. Aprenda a ouvir os sentimentos da criança, compreender as reações e explicar que aquela atitude não foi adequada. 

3 – Mostre atitudes que gerem consequências 

Nós, adultos, conseguimos ter a “noção” de avaliar qualquer ação que vá gerar alguma consequência. Já as crianças não entendem ainda essa dinâmica, então você deve ajudá-las a compreender o que pode acontecer diante de atitudes erradas.  

4 – Ensine a resolver problemas e quais atitudes adotar diante dos desafios

Desde cedo as crianças devem aprender a resolver seus problemas. A autonomia em algumas decisões, ajudará a desenvolver a capacidade de identificar os problemas, assim como avaliar as opções e fazer suas escolhas. Desse modo, estimule seu filho a pensar nas melhores alternativas e na possibilidade de resolvê-los. 

5 – Estabeleça regras que devem ser cumpridas 

Ditar regras em casa pode ajudar o seu filho a agir e ter mais autocontrole dos seus impulsos quando precisar tomar alguma decisão. A impulsividade infantil, muitas vezes, é um sinal de insegurança. Por isso, conhecer as regras farão com que a criança melhore o seu comportamento. 

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário! 

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...