Quais são as consequências da ausência dos pais na vida dos filhos?

Como qualquer adulto, as crianças também sofrem com a distância. A ausência dos pais desperta não só a carência nos pequenos, mas também impactos no seu desenvolvimento

Embora a nossa ausência se deve por inúmeras razões, existem formas de tornar essa distância menos dolorosa e saudável para vocês. Confira mais! 

O que provoca a ausência dos pais?

Dentre os fatores principais que ausenta a grande parte dos pais na vida dos seus filhos, em maioria são familiares, profissionais ou em consequência de alguma fatalidade.

O grande problema da falta da figura materna ou paterna, não permite estabelecer um vínculo entre eles e as crianças, podendo desenvolver problemas de saúde e até aversão a presença dos pais. 

Além disso, sua presença é crucial na formação de caráter e afetividade que o pequeno desencadeará com outras pessoas. 

Você é peça chave no desenvolvimento do seu pequeno! 

Parou para pensar o QUÃO essencial é a sua participação no crescimento do seu filho? 

As crianças se inspiram no comportamento dos pais, que influenciam de maneira direta no emocional e caráter, além das suas orientações serem valiosas para que elas tenham discernimento do que é certo ou errado. 

Portanto, nunca se esqueça que a sua presença é de extrema importância no desenvolvimento e aprendizagem dos pequenos

Quais são as consequências da sua ausência para o seu filho?

Sim, a ausência dos pais traz fortes impactos na vida das crianças, como o surgimento de problemas de doenças na infância. Veja abaixo o que a sua falta pode acarretar para o pequeno:

– Baixa autoestima;

– Ansiedade;

– Insegurança;

– Problemas de agressividade;

– Diminuição do rendimento escolar;

– Problemas de obesidade.

Fique atento se você está distante e reforce sua presença na vida da criança para minimizar as chances de problemas no futuro.  

Como amenizar a ausência dos pais na vida dos filhos

Essa tarefa pode ser muito complicada, pois a maioria dos pais que trabalham fora tem dificuldades de relacionamento com os filhos por decorrência da ausência. Mas, não é impossível estabelecer uma melhor relação entre vocês!

Durante a semana, embora o cansaço prevaleça, reserve um tempinho para estar com o seu filho, nem que seja por 30 minutos. Fato que elas merecem muito mais que alguns minutos, porém, aproveite todo tempo livre para estar com elas, conversar ou brincar. 

Aos finais de semana, planejem atividades em família! Visite um parente, um lugar novo, qualquer programa que possam aproveitar mais juntos. 

A presença dos pais é mais que fazer as vontades da criança! 

Muitos pais para “recompensar” sua distância, oferecem bens materiais e fazem todas as vontades da criança por sentir culpa. 

Não se sinta um monstro por isso, mas reflita que o seu amor e sua atenção são mais significativos para o seu filho do que qualquer coisa. Como mencionamos, a ausência dos pais traz fortes impactos na construção como indivíduo e todo tipo de aprendizagem. 

O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário, vamos adorar! 

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...