Quais são os benefícios do psicólogo nas escolas?

A função do psicólogo nas escolas é pauta entre o corpo docente e pais, por reforçar cada vez mais a necessidade do suporte desse profissional nas instituições escolares. 

No final de 2019, foi aprovada a Lei 13.935/2019 que dispõe de serviços de psicologia nas redes públicas de educação básica. 

As vantagens da presença de um profissional no meio escolar são inúmeras, pois o psicólogo auxilia também no desenvolvimento do autoconhecimento e habilidades socioemocionais. Venha saber mais!  

O poder do psicólogo nas escolas 

A presença do psicólogo no meio acadêmico, pode ajudar em situações: bullying, aconselhamento familiar e profissional, ou até mesmo detectar a necessidade de um tratamento mais especializado. 

Além disso, ele é fundamental para mostrar atitudes, relações, afetos e comportamentos que constituirá como pessoa – aluno ou professor -, determinando assim as suas personalidades.

Para os pequenos, a presença de psicólogos é ideal para acompanhamento do desenvolvimento dessa criança e para estimular a aprendizagem emocional delas. 

Quais são os benefícios? 

Já soltamos dicas das diversas vantagens de ter um psicólogo nas escolas! Esse profissional precisa sim ser levado muito a sério pelas famílias e pelos pedagógicos. 

Alguns dos benefícios são: 

1 – Auxilia o autoconhecimento dos alunos; 

2 – Ajuda o processo de aprendizagem

3 – Resolve conflitos;

4 – Valoriza as diferenças individuais; 

5 – Ajuda no desenvolvimento de professores.

Ainda vivemos em uma sociedade receosa e com muitos tabus diante do apoio psicológico. 

No entanto, temas como inteligência emocional e habilidades sociemocionais se tornam mais presentes dentro e fora das escolas, reforçando a importância de uma saúde mental mais saudável, principalmente para as crianças. 

As funções do psicólogo nas escolas

Como funcionará os serviços psicológicos na rede pública?  

Segundo a nova lei, entre as funções desses profissionais, temos: desenvolver ações para melhorias da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais.

O sistema de ensino público terá até 1 ano, a partir da data de publicação da lei, para implementar e se adequar às normas. 

Dicas de como o psicólogo pode agir no ambiente escolar

Devemos reforçar a relevância desse apoio em todas as escolas, sejam públicas ou privadas. Você ainda está com dúvidas da função do psicólogo nas escolas? Confira abaixo:

1 – Ajudar educadores a refletir sobre sua infância, para compreender a infância de seus alunos; 

2 – Desenvolver ações preventivas junto ao corpo docente; bullying, uso de drogas e entre outros;

3 – Auxilia na identificação de contextos de violência dentro da escola;

4 – Identifica métodos de ensino mais eficazes; 

5 – Apoia no desenvolvimento de habilidades socioemocionais

A escola também é lugar para cuidar da saúde mental! 

Alunos e educadores devem ter todo apoio por parte da instituição de ensino, principalmente à saúde mental. 

Diversos problemas como alta cobrança, pressão, bullying, conflitos familiares e profissionais são comuns na vida de qualquer um e, querendo ou não, impacta no cotidiano profissional e educacional. 

O cuidado com a saúde mental precisa ser prioridade não só no meio acadêmico, mas fora dela também. Abrace o apoio de psicólogos nas escolas e permita que seu filho ou, você, educador, tenha uma saúde mental mais saudável

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...