Qual o papel do professor na educação dos dias de hoje?

O tempo passa e o mundo se transforma. Novos estudos surgem, tecnologias aparecem e a educação continua sendo um dos setores que mais se renovam a cada dia. Muito se questiona sobre qual o papel do professor nos dias de hoje, e é exatamente isso que vamos conversar no post. Acompanhe!

A educação infantil é primordial na formação de um indivíduo, no que diz respeito não somente à transmissão de conhecimento, mas também ao englobar questões relacionadas ao amor, fraternidade, dignidade, solidariedade, responsabilidade, ética e outros valores fundamentais para a convivência da criança na sociedade.

E aí surge a questão:: qual é o papel do professor? Antes, o educador apenas repassava conteúdos e os alunos absorviam/memorizavam, sem qualquer reflexão. Agora – mais do que nunca – a proposta é sempre buscar desenvolver conhecimento, contribuindo para o crescimento cognitivo da criança. 

Educação está diretamente ligada à experiências!

O papel do professor em sala de aula passa a não ser apenas o de um transmissor de informações para alguém que vai ter sintonia com o aluno, criar conexões, aprimorar relacionamentos, proporcionar experiências e muito mais. 

Você, educador, adquire a tarefa importante de formar cidadãos e de desenvolver neles a capacidade crítica da realidade, para que possam utilizar o que aprenderam na escola em diversas situações do dia a dia. 

Em vez de detentor do conteúdo, o papel do professor deve alternar-se entre as figuras do mediador, facilitador e mentor, permitindo assim que os jovens estejam no centro de seu próprio processo de aprendizagem.

3 palavras-chave sobre o papel do professor

É fundamental estar aberto a ideias, renovar suas práticas pedagógicas e também ser um aprendiz com as vivências entre os alunos, por que não? Assim, para possibilitar um aprendizado em todos os âmbitos da vida, o educador transita entre facilitador, mentor e mediador.

Continue a leitura e veja o que significa cada um deles: 

1. Facilitador

Um facilitador é uma pessoa que assiste um grupo com objetivos em comum — inclusive ajudando a criá-los, além de alcançá-los. Ele intervém apenas para corrigir técnicas ou apresentar questões que possam indicar novos caminhos, como nas discussões em sala de aula.

A responsabilidade do facilitador é dar aos alunos as condições necessárias para que desenvolvam pensamento crítico e lógico, deixando que reparem seus próprios erros e recompensando criatividade, ao invés de exigir uma linha de raciocínio única.

O papel do professor como facilitador é fazer as perguntas certas, sempre desafiando e estimulando os alunos a irem além.

2. Mentor

O mentor atua como uma figura de suporte e motivação, conectando as atividades exercidas com as ambições, os valores e os objetivos pessoais de cada criança. O educador precisa, portanto, conhecer as peculiaridades de sua classe, bem como construir uma relação de confiança.

Encoraje o estudante a gerir seu próprio aprendizado, faça ele ir atrás de seu desenvolvimento além do que é exigido pelo currículo escolar. 

3. Mediador

O mediador trabalha principalmente com a ligação entre diferentes significados previamente assimilados, utilizando novas tecnologias e outros recursos disponíveis que estimulem a mão na massa. Explore formas de aplicar conceitos em situações fora do comum, amplie o processo de aprendizado!

Competências socioemocionais devem ser inseridas na educação infantil

Qual o papel do professor na relação com a família? 

A relação família e escola é inerente ao processo educativo! Pode-se afirmar que os valores morais que são orientados pela família fazem com que os educandos reconheçam a escola como espaço de exercício de cidadania, com direitos, deveres, normas e regras. Isso porque as instituições escola e família têm objetivos comuns, no sentido de formação do caráter, de construção de conhecimento e de autoafirmação de cada um deles.

Quando os pais têm consciência da importância de seu apoio junto à instituição escolar, o papel do professor torna-se muito mais eficaz. A família é o suporte para que a educação da criança prevaleça na sua vida escolar.

Engana-se quem pensa que o papel do professor é apenas ensinar. Ele também é um dos responsáveis por estimular atitudes respeitosas por parte das crianças: o professor ensina o seu filho a respeitar os demais colegas de classe, a aguardar a vez dele na fila, a ser gentil com as outras pessoas que trabalham na escola, entre outras atitudes que, consequentemente, serão levadas para fora do ambiente escolar.

Comece hoje essa nova realidade!

Sendo assim, o educador deve fazer a ponte entre a teoria e a prática. Como consequência, levar seus alunos a serem líderes de si mesmos e serem questionadores –  cidadãos que farão a diferença no mundo.

Uma das formas de fazer isso é investir nas competências socioemocionais, que fazem parte da nova realidade do mundo. O curso online elaborado por Tonia Casarin te convida a entender sobre as emoções e como trabalhá-las na prática, ideal para você exercer esse papel tão importante e primordial na vida das crianças. Clique aqui para conhecer

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...