Relação entre os pais e a escola x comportamento dos filhos

Muito mais que aproximar a família do processo educacional, a relação pais e escola é um fator determinante no comportamento dos filhos. É fundamental manter um bom relacionamento, já que estamos falando de uma via de mão dupla, onde cada um exercerá papéis diferentes na construção e formação da criança.

Neste post, vamos abordar de que forma a proximidade da família é capaz de influenciar no desenvolvimento do seu pequeno, sendo que essa relação pode trazer diversos benefícios a longo prazo. Continue a leitura!

Ação conjunta que afeta o comportamento dos filhos 

Primeiramente, vale ressaltar que o trabalho deve ser feito em conjunto. A partir do momento em que cada um entende a sua função na relação pais e escola, os resultados surgem de forma espontânea. 

Quando a criança percebe que os pais se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares, ela se sente valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima. Essa demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte imprescindível em seu processo de aprendizagem.

Você participa, de verdade, da vida escolar dos seus filhos? Quantas vezes no último semestre foi à escola? Não apenas buscar na porta ou em festinhas, mas conversar com seus professores, conhecer seus colegas, ver o que eles aprendem e produzem enquanto passam horas fora de casa? 

Não importa a idade do estudante, a atuação dos pais melhora o desempenho escolar, a relação familiar e o comportamento dos filhos

Participe, envolva, demonstre interesse!

Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, por se sentirem amados e apoiados.

Para se ter ideia, uma curiosidade é que na Estônia, país mais bem avaliado em educação da Europa, frequentar a escola do filho é obrigação. Os pais e mães são liberados do trabalho para reuniões e outras atividades escolares. 

Participar envolve conversar sobre a escola, visitar o local, se envolver com as lições e os trabalhos e incentivar o progresso educacional em casa. Tudo isso pode contribuir para criar as competências socioemocionais que tanto abordamos no blog e, consequentemente, na melhoria do comportamento dos filhos

Fique tranquilo, nós iremos te ajudar a entender como melhorar o comportamento dos filhos a partir da relação pais e escola

Como desenvolver essa relação? 

Pais que enxergam os professores como aliados e professores que veem os pais como potencializadores do rendimento escolar possuem maiores chances de conversar abertamente sobre os problemas dos alunos.

Fica mais simples identificar deficiências de aprendizagem e no comportamento dos filhos, reprogramando o processo de ensino de maneira eficaz. Vale destacar, ainda, que o contexto de comunicação ativa, frequente e sincera é primordial quando se trata de educação.

Na correria do dia a dia, muitos pais não dedicam um tempo exclusivo para buscar as crianças na escola. Aqueles que tem uma agenda atribulada e, mesmo assim, querem levar e buscar seu filho, precisam deixar os horários de entrada e de saída livres de qualquer compromisso.

Se possível, entre na escola, conheça os professores, faça o seu pequeno sentir que você está feliz por acompanhá-lo! Certamente, os resultados no comportamento dos filhos vêm como consequência. 

A partir de agora, você vai conferir no texto algumas dicas para entender um pouco mais sobre o seu pequeno. Sabendo como foi o dia dele na escola, podemos aprimorar o comportamento dos filhos e criar uma relação de afeto e confiança! 

Dicas para perguntar como foi o dia na escola

Nós sabemos que muitas vezes é frustrante perguntar como foi o dia na escola e receber apenas um “legal”. É possível, sim, identificar sinais no comportamento dos filhos com maneiras diferentes de questioná-los como foi o seu dia! 

Converse sobre os livros que o professor leu, se algo engraçado aconteceu, se alguém surpreendeu, entre outras, são inúmeras as formas. Nesse ebook disponibilizamos 50 táticas para desenvolver uma conversa interessante com seu filho, sabendo como foi o dia na escola.

A importância dos passeios escolares

Quantas decisões e escolhas temos que tomar ao longo do crescimento dos filhos? Alguns pais querem proteger seus pequenos de todos os males e perigos do mundo, mas eles precisam crescer, conhecer e se desenvolver. Muitas vezes, um dos primeiros contatos com o mundo exterior longe da mãe/pai é por meio dos passeios escolares.

Se você não deixa a criança ir, reflita sobre o assunto. A relação pais e escola entra nesse quesito, pois muitos dos passeios levam os alunos em teatros, apresentações culturais e museus, lugares que auxiliam na evolução do comportamento dos filhos

Coloque em prática!

Listamos 4 atitudes que podem ser eficazes na melhoria do comportamento dos filhos, são eles:

1. Expressões de afeto

2. Conversas diárias sobre o cotidiano

3. Estímulos para utilizar novas palavras e ampliar o vocabulário

4. Passeio em família a bibliotecas, museus e atividades culturais
Está sentindo que precisa de ajuda para aprender mais sobre o universo emocional dos pequenos? Participe do curso online Emoções em Família e saiba como desenvolver o comportamento dos filhos por meio da inteligência emocional.

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...