Criança ansiosa? Saiba identificar os sinais – Tonia Casarin

O monstrinho da ansiedade é natural e faz parte da vida de adultos e pequenos. A diferença é que nós, adultos, sabemos lidar melhor com essa emoção e identificar suas causas. Já a criança ansiosa ainda está conhecendo e lidando pela primeira vez com esse sentimento e, por isso, pode precisar de uma ajudinha para compreender o que está sentindo e como lidar com isso.

A maioria dos medos e ansiedades na infância é normal – muitas vezes decorre do processo de aprendizagem de cada fase – e é comum que desapareça aos poucos. Você se lembra de quando aprendeu a andar de bicicleta ou de quando amarrou o tênis pela primeira vez? Lembra-se das primeiras palavras lidas, das primeiras frases? Certamente esses desafios geraram muita ansiedade; mas, vencido o obstáculo, a inquietude deu lugar ao prazer.

O monstrinho da ansiedade passa a ser um problema quando se torna disfuncional e impede a criança de realizar tarefas simples, como dormir, brincar com outra criança ou ir à escola. Nesses casos, pode-se falar em transtornos de ansiedade e a busca por profissionais da saúde é fundamental.

Atualmente, 1 em cada 10 crianças preenche critérios para algum transtorno ansioso ao longo da infância. Simplificando: em cada 10, há uma criança ansiosa. Assustador, não?

A vida agitada, os desajustes das relações familiares, o uso excessivo da tecnologia e a competitividade excessiva estimulada pela sociedade têm sido algumas das causas atribuídas a esse fenômeno moderno.

Abaixo sugerimos alguns sinais que os pais devem estar atentos para verificar se seu filho é uma criança ansiosa:

Como descobrir se seu filho é uma criança ansiosa?

Veja sinais que indicam o surgimento de um transtorno de ansiedade nos pequenos:

A criança tem dificuldade de se relacionar com os amigos

Há pequenos que passa por um desconforto muito grande na hora de se relacionar. Para a criança ansiosa, pode ser um grande sofrimento:

  • falar em sala de aula;
  • comer na cantina próximo a outras crianças;
  • ir a festas;
  • escrever na frente de outros colegas;
  • usar banheiros públicos;
  • dirigir a palavra a figuras de autoridade (professores e treinadores, por exemplo);
  • conversar e brincar com outras crianças.  

Em algumas situações, ainda há a presença de sintomas físicos, como palpitações, tremores, falta de ar, ondas de calor e frio, sudorese e náusea. Você reconhece seu filho em algumas dessas situações? Se sim, a probabilidade de que ele seja uma criança ansiosa é alta. Por isso, é importante estar atento a essa ansiedade atípica e procurar ajuda de um psicólogo infantil.

A criança só pensa e fala coisas negativas

Uma pessoa que só fala negativamente sobre si e sobre os outros provavelmente passa por algum problema que precisa de auxílio psicológico. Com a criança ansiosa, não seria diferente.

O seu pequeno se envolve em muita conversa negativa e sempre sente que não é bom nas coisas, como trabalho escolar, esportes ou atividades similares? A crença em pensamentos negativos (por exemplo: “Eu nunca passarei no teste porque sou muito ruim em português”) pode afetar a autoestima e levar a questões maiores, como a ansiedade.

A criança está sempre preocupada

Você percebe que seu filho apresenta medos e preocupações exageradas e irracionais em relação a várias situações? Dê uma olhada nos tipos de coisas sobre as quais a criança está preocupada e a gravidade dessas preocupações.

Isso está impedindo-a de interagir com as pessoas? Ela está evitando certas atividades escolares porque está preocupados demais? Ela aparenta estar preocupada com o que as outras crianças podem pensar dele? Tenha em mente que é saudável se preocupar com certas coisas, mas há um limite. Então, você terá que usar o bom senso. Se esse temor estiver atrapalhando o dia a dia da criança, a ponto de impedir suas atividades diárias, é melhor procurar por uma ajuda especializada.

A criança tem dificuldade em ficar longe dos pais

É importante estar atento para identificar se a criança sente uma ansiedade em relação ao afastamento dos pais ou de seus cuidadores que não é adequada ao nível de desenvolvimento dela.

Um sinal importante é quando as crianças ou adolescentes temem que algo possa acontecer a seus pais ou a si mesmas, como doenças, acidentes, sequestros, e assaltos, ou seja,  algo possa afastá-los definitivamente deles. Esse medo é tão grande que, como consequência, eles se apegam excessivamente a seus cuidadores, não permitindo seu afastamento. É importante que, caso esse sinal persista, você procure ajuda de um psicólogo infantil.

Você notou alguns desses sinais no seu filho? Acha que ele pode ser uma criança ansiosa? Então, não deixe de procurar por uma ajuda psicológica.

Está sentindo que precisa de ajuda para aprender mais sobre o universo emocional dos pequenos? Inscreva-se já no curso online Emoções em Família, para aprender como desenvolver inteligência emocional nas crianças e conheça o livro “Tenho Mais Monstros na Barriga”, que vai ajudar o seu filho a entender o monstrinho da ansiedade!

curso_ancora_inteligencia_emocional_criancas

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...