A verdade que ninguém nunca contou para você sobre ciúme entre irmãos

Quando os pais decidem se vão ter um outro filho, já existe uma irmã ou irmão mais velho. Nesse momento a opinião deles costuma não contar. Mas aquilo que, para você, representa uma fonte de felicidade, pode não ser para o seu filho ou filha.

A reação é natural

É natural que a criança mais velha apresente demonstrações de ciúmes como resposta ao nascimento do novo irmãozinho. As atenções e preocupações tendem a estar voltadas para a criança que é menor ou que vai nascer. Ela também teve essa atenção quando menor, mas ela não viu, nem tem lembrança de todo o cuidado e atenção que recebeu. A emoção do ciúme é normal, não deve preocupar os pais e muitas vezes,  pode permanecer durante anos e anos, até quando os irmãos são adultos.

 

af_tonia_cta-10-desconto-medo_900x200px

 

O monstrinho do ciúme

Quando crianças, o monstrinho do ciúme pode aparecer de diversas formas. Algumas delas  podem até tentar machucar o bebê fisicamente, ou dizem para quem quiser ouvir que eles querem que o irmãozinho ou irmãzinha vá embora. Outras crianças podem demonstrar todo o carinho do mundo para o novo irmãozinho, mas ficam agressivas e hostis com a mãe, por exemplo. Outras, podem começar um novo comportamento como chupar o dedo, ou ainda, podem   apresentar um comportamento aparentemente igual em casa, mas cheio de problemas na escola. Cada criança apresenta algum tipo de dificuldade diferente relacionada ao irmão, não extensivo aos exemplos aqui citados.

C de Conversar

O importante é você saber que é normal e natural. Conversar (C do A.N.C.O.R.A®) sobre o sentimento do ciúme com seu filho ou filha mais velho ajuda a mostrar que você entende o que ele está sentindo no momento. Mostre para ele o quanto você o ama. Que o amor pelo novo bebê não faz você dividir o seu sentimento, mas multiplicá-lo. Trazer a criança mais velha para participar do cuidado do novo bebê pode ser uma ótima forma dela se sentir mais próxima de você e mais útil para a família.

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...