Você já desenvolveu o senso de responsabilidade nos seus filhos?

Já pensou como anda o desenvolvimento de responsabilidade no seu filho? Ele se sente responsável com as tarefas de casa ou da escola? Caso esteja surpreso com essas perguntas, você está no lugar certo. 

Não pense que o senso de responsabilidade nas crianças é como uma receita de bolo. Educar esse tipo de comportamento exige empatia, dedicação e sensibilidade. Venha entender mais sobre o assunto. 

Primeiramente, responsabilidade é coisa séria! 

“Mas meu filho é muito novinho, não tem noção nenhuma dessas coisas!”. Sim, é claro que devemos considerar – antes de tudo – que existem aspectos nessa questão, como idade e o nível de maturidade da criança. Entretanto, o senso de responsabilidade pode ser aprendido por todos. 

Isentar seu filho das consequências das ações não é um método educativo. Uma vez que você passa a mão na cabeça da criança, isso alimenta atitudes irresponsáveis e traz consequências negativas, como colaborar para que ela não entenda a gravidade de suas ações ou ser responsável pelos seus atos.

Por isso, a primeira atitude para ajudar o seu filho amadurecer é o diálogo! Estimule a criança a pensar antes de tomar qualquer atitude e a refletir acerca dos danos de uma ação irresponsável. 

Cuidado para não limitar o seu filho 

Já mencionamos em nosso blog os riscos do cuidado excessivo dos pais para o desenvolvimento da criança. E quando pensamos em responsabilidade, não é diferente! 

Uma das piores coisas é fazer a criança sentir que está presa dentro de um comportamento padrão, sem autonomia para decidir o que serve ou não para si. Pensando nisso, evite determinar que tal tarefa, brincadeiras, ou costume, etc, isso trará impactos negativos no crescimento e até na construção dos seus valores. 

Lembre-se: cada criança tem o seu próprio tempo! 

Sabemos que educar os filhos é um processo que demanda não só paciência, mas muito amor! No processo de ensinar o senso de responsabilidade ao pequeno, dê espaço a ele. Muitas vezes, percebemos que a maneira que a criança adota ao fazer qualquer atividade é lenta ou não ideal, segundo a nossa percepção.

Por isso, demonstre sua segurança e respeito a ela, seja firme quanto às regras, mas seja paciente. Em relação aos erros, não seja intolerante, pois isso faz parte do processo de aprendizagem e será muito efetivo no desenvolvimento.

6 dicas para ensinar as crianças a terem responsabilidade

Para começar a caminhada de ensino acerca da responsabilidade, algumas atitudes bem simples podem ser inseridas no cotidiano das crianças. Vamos conferir? Veja abaixo quais são: 

1 – Forneça uma rotina

2 – Elogie-os

3 – Ajude-o a se organizar 

4 – Converse! 

5 – Inclua-o em algumas atividades

6 – Evite as recompensas 

Educar é paciência, dedicação e muito amor! 

Reforçando o que mencionamos ao longo deste conteúdo: seja paciente e dedicado com o seu filho ao educar o senso de responsabilidade! O seu amor é a maior prova do quanto você deseja ver o seu pequeno evoluir como ser humano. 

Agora que já sabe que educar não é um processo fácil, tenha foco e coloque em prática atitudes que possam progredir o seu pequeno diante das responsabilidades dele. 

O que achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo! 

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...