Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Primeiro dia de aula: como encará-lo? – Tonia Casarin

Aquela sensação de frio na barriga ou coração batendo forte são características marcantes do primeiro dia de aula! Um misto de sentimentos faz com que pais e filhos fiquem ansiosos, curiosos, tensos, empolgados e muitas vezes inseguros. Uma verdadeira mistura de monstrinhos na barriga.

A expectativa de quem serão os novos amigos, os professores, a sala nova, a incerteza de saber se vai ser bem recebido ou não são alguns dos pensamentos recorrentes nesse dia. E quando a escola é nova, os monstrinhos ficam mais agitados! Mas, como fazer para tranquilizá-los?

Não deixe que o nervosismo da criança (nem o seu) a paralise. Você tem dúvidas de como impedir que isso aconteça?

Vou dar algumas dicas para vocês!

Crianças reunidas para o primeiro dia de aula.

Primeiro dia de aula: como auxiliar para que tudo dê certo?

1. Incentive a criança

É fundamental motivar a criança e explicar a ela que a escola é um lugar legal e seguro, onde ela vai brincar e encontrar vários amigos. Em vez de dar longas explicações, seja breve para não deixá-la ansiosa. 

Também é legal quando os pais contam histórias de como foi o seu primeiro dia de aula para estimular uma conexão com os pequenos e a curiosidade de como será o deles.

 

2. Passe segurança

A criança que percebe o sofrimento e a insegurança dos pais vai ter dificuldade pra se separar e se adaptar ao novo ambiente. É fundamental que os pais se tranquilizem e expliquem que o processo de ir à escola é comum para todas as crianças assim como acontece com os adultos, que vão ao trabalho diariamente. Além disso, é legal sempre reforçar o prazer proporcionado pelas brincadeiras e aprendizados. E lembre à criança que mais tarde vocês estarão juntos em breve novamente.

 

3. Faça uma despedida segura e sincera

Tente não sair sem se despedir da criança. Fugir sem que ela perceba, então, nem pensar! Isso pode gerar um conflito emocional muito forte no pequeno, além de enfraquecer o laço de confiança entre vocês.

 Outro detalhe importante é que a criança deve ser levada “caminhando” e entregue ao responsável da escola, pois é sempre mais difícil sair do colo de alguém conhecido. Além disso, andar com as próprias perninhas pode deixá-la mais segura.

E no final, não se esqueça de comentar que está deixando-a na escola, mas que logo mais voltará para buscá-la.

 

4. Tenha paciência

O início das aulas é uma fase rica e ao mesmo tempo tumultuada. A adaptação da criança a um ambiente novo requer tranquilidade. Afinal, toda mudança exige tempo e ter paciência é fundamental para encarar essa nova fase de adaptação.

Menino indo para o seu primeiro dia de aula.

Se para um adulto já é complicado encarar uma mudança de rotina muito drástica, para a criança também pode ser. Então, tenha paciência. Não deixe a criança faltar, mas sempre explique a ela, de forma segura, como a escola é um local para brincar na hora certa e conquistar novos amigos.

Você também pode aproveitar os livros Tenho Monstros na Barriga e Tenho mais Monstros na Barriga, para entender de forma lúdica as emoções que as crianças estão sentindo nesse período e ajudá-las de forma mais construtiva.

O primeiro dia de aula é um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais. É a construção de um espaço próprio, que marcará os próximos anos de sua vida. Portanto, comemore essa data com seu filho e faça desse dia uma memória feliz que fique marcado para sempre. 

Como você encarou o primeiro dia de aula do seu filho? Deixe seu comentário no post!

1 Comentário

  1. Adorei! Na escola em que trabalho, nos encontramos com os pais para uma entrevista antes do início das aulas, desta forma achei um ótimo texto para ser entregue às famílias, pois além da adaptação dos alunos devemos pensar na adaptação das famílias, que também enchem-se de expectativas para o novo ano!

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin