Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

A importância dos avós na cultura familiar – Tonia Casarin

Hoje é o Dia dos Avós! Dia de comemorar com aquelas pessoas que nos dão a sensação de aconchego. Que têm a paciência com as crianças, contam as melhores histórias e onde encontramos um amor incondicional. Valorizar os mais velhos deve fazer parte de sua cultura familiar.

E, por que não aproveitar o dia de hoje para fomentar os laços entre os avós e as crianças? Veja minhas dicas para estreitar os laços nesse dia Dia dos Avós!

Qual a importância dos avós na criação de seus filhos?

Veja os benefícios que a presença dos avós traz à família:

Desenvolvimento mais feliz

A participação dos avós na criação dos netos, quando possível, é fundamental para estreitar os laços familiares, a troca de conhecimento e estimular o desenvolvimento socioemocional dos pequenos, mostrando a eles que podem ser amados de uma forma tão intensa quanto são pelos próprios pais.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford que avaliou 1,5 mil crianças e adolescentes concluiu que as crianças que tiveram a presença de seus avós em seu desenvolvimento cresceram mais felizes. Isso aconteceria porque a participação dos avós ajudaria a amortizar algumas dificuldades da criança, acalmaria e passaria segurança.

Formação como cidadão

Além disso, os avós são peças fundamentais na formação dos pequenos como cidadãos, contribuindo para a consolidação dos valores, ajudando-os a desenvolver alguns traços de personalidade, apoiando os sonhos e dando os melhores conselhos a partir de sua sabedoria. Sem falar que, desde novos, vão aprender a respeitar e compreender os mais velhos.

Cultura familiar

É também por meio dos avós que os pequenos entendem sobre sua origem. Afinal, são eles que passam os ensinamentos da cultura familiar e, usando histórias, conseguem transferir para as crianças a formação de conceitos que levarão para a vida adulta.

Diversidade

Além de ter um círculo familiar maior, a criança aprende a conviver com pessoas de idades, aparências e opiniões diferentes. Além disso, com as histórias, ela entende como grupos sociais pensavam de maneira diferente. Aprender a lidar com a diversidade é ser mais tolerante e aberto a diferenças.
Ter avós significa contar com alguém para dar atenção, conforto, amor, cuidado e boas lembranças para as crianças. Acredite: esses registros ficarão guardados para sempre na memória dos seus filhos!

Você costuma deixar o seu filho com os avós? Qual é a importância deles no crescimento do seu filho? Com o curso “Emoções em Família”, desenvolvido para atender as famílias que desejam um ambiente saudável para os seus pequenos.

af_tonia_cta-10-desconto-medo_900x200px

2 Comentários

  1. Meu filho fica com os avos desde que eu tive que voltar a trabalhar. Eu prezo muito essa relacao dele com os avos. E eu sinto que eles o ajudam muito no desenvolvimento, pois brincam com ele e o incentivam o dia todo. Alem disso, o confortam quando ele esta doentinho e sente falta dos pais. Eu super apoio esse contato com os avos, e nao concordo com aqueles que dizem que os avos atrapalham ou deseducam os nossos filhos. Por mais criancas que crescam em convivio com os avos!! :)
    • Olá, Lilian! O vínculo com todos os familiares é sempre uma boa experiência para as crianças e só precisamos fortalecer essas relações. Além disso, nossa sociedade passa por enormes mudanças em relação ao que entendemos como família. O importante é dar carinho e cuidado.

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin