Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Diversão para todos os momentos: 8 atividades entre pais e filhos

Você, papai ou mamãe, tem o costume de separar um tempo para brincar com seu filho? Se não, vamos te ajudar a encontrar atividades entre pais e filhos superdivertidas! 

Antes de começar: brincar sozinho é fundamental sim para o desenvolvimento do pequeno, mas são nas brincadeiras coletivas - em família - que o pequeno aprende habilidades essenciais para um crescimento saudável

Sabemos que brincadeiras resumem completamente a vida de uma criança, porém, é preciso levar essas atividades a sério! Elas não possuem somente importância no progresso físico, cognitivo e social, mas também em questões socioemocionais.

Vamos começar a reorganizar a agenda e reservar algumas horinhas para se divertir com seu pequeno? Confira abaixo algumas atividades entre pais e filhos

Fortalecendo a relação com seu filho 

É difícil alinhar a rotina exaustiva, isso inclui dar atenção para os filhos. Vocês passam a maior parte do dia separados; as crianças na escola e você no trabalho, então o que se espera é poder matar a saudade! 

Infelizmente, nem todos seguem esse costume. Por isso, existe a necessidade de reservar um tempo para estar com os filhos, até mesmo no final de semana. Já mencionamos em nosso blog a importância dos pais estarem presentes na rotina das crianças, principalmente nessa época de férias.  

Portanto, inclua atividades entre pais e filhos na pausa escolar e fora dela também! Brincar entre família reforça o laço, a valorização de sentimentos importantes, além de desenvolver habilidades de criação, relacionamento e interação. 

Os benefícios das atividades na saúde da criança 

Vamos repetir mais uma vez: brincar não é uma atividade banal! Estimule brincadeiras ao ar livre, com os amiguinhos, em novos ambientes, com a natureza… tudo é válido para a progressão física e mental da criança. 

- Incentiva a criatividade; 

- Ajuda a explorar os sentidos (tato, paladar, olfato, visão, audição e equilíbrio);

- Melhora o desenvolvimento social e emocional;

- Respeito ao próximo; 

- Evita a ansiedade e depressão;

Como criar atividades entre pais e filhos

8 atividades para fazer entre pais e filhos

Antes de iniciarmos com as dicas, saiba que para brincar com as crianças não precisa de uma megaorganização, ok? 

Existem formas bem simples de se divertir com os pequenos. Basta colocar a criatividade e o espírito da brincadeira para entrar no jogo! Confira: 

1 - Arrumar a casa

Para transformar a tarefa mais divertida, pode montar uma gincana ou separar objetos por categoria. 

2 - Instrumento musical 

Usando um potinho com arroz dentro já vira um bom chocalho! Para todos participarem, separe alguns recipientes e outros grãos diferentes, assim, formam um grupo bem divertido de bateria! 

3 - Rolo de papel higiênico 

É o material mais utilizado para criar diversos brinquedos e brincadeiras! Com o rolo, você pode ajudar o pequeno a fazer carrinho, binóculos ou até mesmo telefone sem fio, só acrescentar um barbante. 

4 - Produzir próprio livro

Vocês podem produzir um livro juntos! Para iniciar, criem um roteiro bem legal e comecem a desenhar todos os detalhes da história.  

5 - Acampamento 

Essa brincadeira pode ser feita no quintal de casa, ou quem mora em apartamento, dentro da sala ou na varanda. A intenção é criar a sensação de camping, contar histórias e criar um momento inesquecível para vocês! 

6 - Volta olímpica 

Faça um percurso para correr, mas não exagere! Crie obstáculos para pular com mangueiras, passar por debaixo ou em volta de árvores, pegar objetos ou carregar um objeto até certo ponto. 

7 - (Para os menores) Brincadeira de montar

Encaixar argolas, blocos de madeira ou peças geométricas de encaixe são ótimos exercícios para desenvolver habilidades da criança, fora que será uma atividade divertida para vocês. 

8 - Jogo da memória  

Tanto para os pequenos ou os grandinhos, o jogo da memória é uma brincadeira bem interativa e excelente para o desenvolvimento do seu filho. Com cartolina ou papel cartão, desenhe número, imagens ou cores e depois recorte. Com certeza vocês vão se divertir, e muito! 

Valorize as brincadeiras! 

Para brincar não tem idade! Aproveite desses momentos para se divertir com seu filho, até mesmo espairecer um pouco a mente. Você estará fortalecendo cada vez mais a relação com seu filhote, e também tornando a experiência mais significativa para ele. 

Gostou dessa lista de atividades para fazer entre pais e filhos? Deixe seu comentário! 

Nenhum comentário.

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin