Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

E as Socioemocionais dos professores?

É difícil imaginar que um professor ou professora possa ajudar seus alunos a desenvolver certas competências se não tiver disposição para servir de exemplo.

Acredito que o mesmo acontece com as competências socioemocionais que estão sendo ensinadas nas escolas. Os adultos que são atores no processo educacional delas são, em sua maioria, negligenciados no que se refere ao desenvolvimento das suas próprias competências socioemocionais. É bem verdade que, muitos pais, educadores e nós, mesmos, professores não fomos ensinados sobre as competências que fazem parte da cesta de habilidades da inteligência emocional e social. Sabemos que as crianças não fazem o que falamos, mas elas são craques em copiar nossos comportamentos. Seja em casa, ou na escola.

Portanto, queria propor que, nós professores, possamos trabalhar nosso desenvolvimento socioemocional. E para isso, proponho 3 passos para um 2º semestre incrível. Irei escrever uma sequência de 3 posts dando os 3 passos a serem seguidos:

 

Vamos ao primeiro?

 

1- Desenvolva seu autoconhecimento

O autoconhecimento é o primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional. Conhecer-se e saber quem somos parece óbvio, mas nem sempre é fácil. Até porque, mudamos ao longo da vida.

 

1.1 - Proponho que selecione seus valores. O que é importante para você na vida?

Honestidade, integridade, desenvolvimento, ética, humildade, conhecimento, paixão, dinheiro, paz, saúde, alegria, liberdade, produtividade, integridade…

 

O difícil desse exercício é escolher somente os 5 valores que mais são importantes. Na verdade, todos os valores são importantes, mas para você, quais são os 5 que você não pode viver sem?

 

Coloquei a lista abaixo para ajudar vocês. Comece marcando os 20 valores que você acha mais importantes. Depois, corte 10 deles, elimine, de forma que você fique com 10 deles. Esse é um processo de priorização. . Depois, selecione somente os 5 que são mais importantes para você nesse momento. Tome o tempo que for necessário, não tenha pressa. É um processo difícil mesmo, mas essa reflexão faz parte do autoconhecimento.

 

Humor Participação Emoções Fortes Marcar Sensualidade
Liderança Performance Especulação Predominar Brincar
Ser ativo Colaboração Ousadia Descobrir Ser parte de comunidade
Sucesso Comunidade Busca Perceber Nutrir
Aventura Poder pessoal Ter gosto refinado Realizar Sensibilidade
Apreciação Liberdade de escolha Tocar Sentir Pressão
Ser direto Sentir-se conectado Treinar Sentir-se bem Aceitação
Ser conhecido Camaradagem Encorajar Liderar Devotar-se
Estética Leveza Alterar Excitar Ser apaixonado
Associar-se Espiritualidade Dotar Governar Educar
Produtividade Ter poder Prover Ser um mestre Preparar
Servir Completa auto-expressão Desenhar Ser superior Vencer
Contribuição Entusiasmo Ser imaginativo Ultrapassar Conquistar
Excelência Ter impacto Planejar Divertir-se Triunfar
Espírito Livre Dar poder aos outros Montar Entreter-se Sem pressão
Saúde Iniciar Inspirar Relacionar-se Tradição
Foco Estimular Detectar Unir O desconhecido
Romance Aumentar Compreender Integrar-se Encorajar
Reconhecimento Facilitar Observar Empatia Ser o melhor
Harmonia Criar Brilhar Visão Paixão
Experimentar Sintetizar Intuir Relação com Deus Desafios
Ser catalizador Conceber Causar Honrar Iluminar
Motivar Aperfeiçoar Reinar Passar conhecimento Ser um expert
Ensinar Integridade Modelar Informar Ser genuíno
Influenciar Criatividade Dominar sua área Explicar Confiança
Melhorar Independência Ser o maior Conseguir Religioso
Reforçar Dar apoio Dar prazer Derrotar Instruir
Ajudar Carinho Experimentar alegria Atrair Superar-se
Inventar Alegria Apreciar esportes Aprender Outros: (citar)
Ser original Beleza Ser parte de família Localizar
Construir Autenticidade Ligar-se a ... Discernir
Realização Riscos Viver o presente Emocionar-se
Ordem Paz Compaixão Sentir-se energético
Honestidade Elegância Ter consciência Guiar
Estar certo Vitalidade Ser sagrado Persuadir
Crescimento Perigo Prevalecer Ser o primeiro

 

1.2 - O que você gosta de fazer? Liste 10 atividades que você gosta de fazer. Pode ser qualquer coisa, até tomar banho com aquele sabonete favorito. Ou ainda, ler um livro; ir ao cinema, viajar… O seu desafio é resgatar seus prazeres e incorporá-los mais vezes no seu 2º semestre.

 

1.3 - Resgate sua motivação para ser professor. Qual o seu propósito na vida de professor? O que te fez escolher ser professor? O que mais te encanta nessa jornada do aprendizado?

Escreva abaixo em um parágrafo respondendo essas perguntas. Escrever é um processo de reflexão que ajuda a organizar as ideias, mas também é uma excelente ferramenta de autoconhecimento.

Vale pensar também se os valores que você escolheu na tabela acima se relacionam com a sua carreira. Se sim, como eles estão relacionados?

 

Compartilhe conosco nos comentários como foi realizar essa primeira etapa! E fique atento que na semana que vem irei falar sobre o segundo passo:)

6 Comentários

  1. Gostei muito. Acompanho seus trabalhos e penso que conhecer-se é o melhor caminho para contribuir na formação dos alunos.
    • É verdade, Shirlene! Nós só conseguimos ajudar às pessoas quando nossas emoções também estão sob controle.
  2. Muito interessante. Não basta só autocontrole, autoconhecimento é fundamental para nós! Vou ler o próximo.
    • Exatamente, Laudicéa! Hoje, precisamos de muitas lidar com todas as emoções e sem eliminar nenhum detalhe. Continue nos acompanhando e compartilhando nossas publicações. Beijos ;)
  3. Sou professor de Educação Física e não tenho dúvidas da importancia da compreeção das emoções para uma melhor gestão das mesmas, na quadra isso fica muito visivel, mas infelizmente são poucos os profissionais que estão preparados a lidar com essas questões. Parabéns pela abordagem
    • Exatamente, Cássio! Na quadra as emoções ficam mais "expostas" mas, se não soubermos lidar e ajudar as crianças nessa jornada de aprendizado, as emoções podem não ser utilizadas da forma correta. Infelizmente, nossa sociedade ainda ignora a necessidade de uma boa educação emocional mas seguimos na missão de evoluir. Continue acompanhando nossas postagens e nossos cursos! Existem dois para educadores e vai te ajudar bastante. Um beijo

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin