Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Educação na sala de aula: como motivar a aprendizagem infantil

Muitos pais ficam preocupados quando notam que seus filhos não indo bem na escola: desmotivação para realizar as tarefas, em prestar atenção nas aulas ou falta de interesse para tirar boas notas! 

Todas essas características podem significar a falta de motivação da criança pelo aprendizado, e a tarefa de transformar isso em algo positivo vem tanto do educador quanto dos próprios pais. 

De acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, a principal causa de evasão escolar pelos jovens no Brasil é a falta de interesse no que é ensinado dentro das salas de aula.

Então você, educador, já pensou em como motivar a aprendizagem infantil dentro de sala? 

Antes de tudo: a vida é movida por motivações! 

A motivação nada mais é do que um estímulo que nos movem para realizar determinadas ações e persistir nelas para alcançá-las. Seja criança ou adulto, todos somos movidos por ela. 

É pela motivação que sentimos forças para fazer qualquer coisa, com vontade e com gosto. Além de nos suprir com sentimentos de bem estar, otimismo, coragem para enfrentar os desafios. E são essas vontades que precisam ser despertadas nas crianças desde bem cedo, dentro ou fora de casa. 

O papel do professor nos dias atuais

É preciso recordar que a educação passou por um processo de transformação em todo o mundo. No século XX, os métodos de ensino eram todos voltados para a imagem central do professor. Hoje, século XXI, o cenário se reverteu para o aluno, tornando-o protagonista. 

Por conta disso, o papel do educador em uma classe vai além de passar o conteúdo. O professor precisa encontrar formas mais experimentais, lúdicas e que incentive os alunos a aprender o que está sendo ensinado. 

O estudante precisa sentir vontade de entender o conteúdo, caso contrário, ele não aprenderá nada. Sabemos bem que existem formas de como motivar a aprendizagem infantil, então vamos em frente. 

como motivar a aprendizagem infantil

5 formas de motivar a aprendizagem infantil nas salas de aula

Vamos ao que nos interessa, especialmente para você, educador! Confira abaixo algumas dicas de como motivar a aprendizagem infantil

1 - Dê feedbacks

Ao usar o feedback na sala de aula, é preciso ter cautela, clareza e delicadeza nas avaliações pedagógicas. Dependendo da forma que é apontado, a criança pode não compreender. 

2- Conheça o interesse de cada aluno

Sabemos que, em uma classe com centenas de alunos, fica impossível identificar os gostos de cada um. Nesses casos, você pode buscar uma identificação única daquela turma. No entanto, se possui uma turma pequena, perceba os caminhos de aprendizagem e o rendimento de cada criança. 

3 - Desenvolva atividade compatíveis com a realidade do aluno

Para o processo de aprendizagem dar certo, é preciso que todos que participem possam participar. Transforme o difícil em algo dinâmico e significativo, mostre as crianças como identificarem no seu dia a dia. 

4 - Promova a autonomia 

A autonomia possibilita que o aluno caminhe sem que o professor esteja por perto, encorajando-o a realizar atividades sem receio. Essa autonomia pode ser trabalhada em dinâmicas em grupo, debates em turma ou atividades com liderança.

5 - Incentive o uso tecnologia nas aulas 

Desfrute da tecnologia para deixar suas aulas mais divertidas e dinâmicas. Utilize jogos educativos, leitura de livros digitais ou recursos que possibilitam uma  aprendizagem inovadora. 

Educadores, vocês possuem um papel essencial na construção de um cidadão! Sabemos que diante de todas as dificuldades e cenários da educação, existem professores capazes de passar o que existe de mais belo: o conhecimento! 

Para motivar a aprendizagem infantil, é necessário que os educadores também possam trabalhar a inteligência emocional dentro da sala de aula. Para te ajudar, confira o curso online Competência Socioemocionais para Educadores, desenvolvido pela Tonia Casarin. 

Gostou do post? Queremos saber sua opinião. Deixe seu comentário! 

Nenhum comentário.

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin