Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Infância acelerada? Evite a ansiedade infantil em seus filhos – Tonia Casarin

Acordar, tomar café, ir para natação, voltar, tomar banho, ir para o inglês, almoçar, ir para escola, chegar em casa e tomar banho para jantar e dormir. Ah, e tem que ler um livro antes de dormir!

Essa é a rotina cada vez mais frequente na vida das crianças do século XXI.

A agenda deles é tão lotada quanto a de um executivo! Mas e o tempo para brincar, descobrir, criar conexões, dar e receber carinho e cuidado?

Os pais estão cada vez mais preocupados em aproveitar o tempo das crianças para que elas se capacitem desde cedo, por isso, muitas vezes, enchem a rotina das crianças de atividades e acabam pulando etapas importantes da infância.

Evite a ansiedade infantil, deixe seu filho ser criança.

O tempo para brincar, o tempo que a criança tem para se relacionar com a família e fortalecer laços afetivos é de extrema importância, pois além de desenvolver a parte motora, também auxilia no desenvolvimento socioemocional. A falta desse tempo, ou até mesmo a sua redução, pode gerar estresse e ansiedade nas crianças precocemente.

É importante que elas tenham um tempo para si mesmas todos os dias, seja para brincar, ler um livro que seja de sua escolha, conversar com os amigos ou fazer qualquer atividade que lhe seja agradável. Se a criança se sentir reprimida ou que seu espaço não está sendo respeitado, é possível que haja uma abertura para o desenvolvimento de uma ansiedade infantil. E isso não é algo que nenhum pai deseja.

É claro que estabelecer uma rotina e desenvolver as tarefas são pontos importantes. Porém, precisamos estar em constante atenção para não atropelar esse tempo/espaço tão precioso, momento que suas potências individuais são desencadeadas e desenvolvidas de forma intensa. .

Pular etapas não é bom! Criança precisa brincar e você, como pai, tem que compreender, aceitar, estimular e participar.

Através das brincadeiras, as crianças têm a oportunidade de simular situações e conflitos do dia a dia, da vida familiar e social. Isso permite a expressão das suas emoções e atitudes. As crianças estão em constante desenvolvimento, moldando suas personalidades de acordo com as experiências que vivem.

Por isso que é importante que não pulem etapas, que a sua infância não seja acelerada. Precisamos permitir que as crianças sejam crianças. Que brinquem, que se divirtam e que suas preocupações sejam poucas. Esse é o papel dos pais nesse momento.  

Brincar é uma forma das crianças encenarem os seus medos, as suas angústias e a sua agressividade e de tentarem elaborar e resolver os seus conflitos internos. Além disso, os jogos e as brincadeiras contribuem para o aprendizado e desenvolvimento.

Quando fazemos as crianças encararem seus medos, damos a chance delas conseguirem superá-los, a ponto de se tornarem adultos mais confiantes e seguros no futuro. E nenhum futuro promissor deve começar com uma ansiedade infantil.

A ansiedade infantil surge ao pular etapas, não permita isso.

E é por meio  do brincar que a criança pode desenvolver capacidades importantes para a vida como a atenção,  memória, imitação, imaginação. O brincar ainda proporciona criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

E, você, como mãe ou pai, como tem estimulado a brincadeira?

Em homenagem ao dia mundial da infância, selecionamos algumas dicas do que os pais podem fazer para estimular a criança ser criança e evitar a ansiedade infantil:

  • Estimule seu filho a brincar bastante e participe das brincadeiras;
  • Estimule seu filho a cooperar com a família sem sobrecarregá-lo;
  • Organize a rotina de seu filho e supervisione as informações que recebe;
  • Não exija demais dele, não imponha compromissos excessivos;
  • Esteja presente na vida dele, participe mais de sua infância;
  • Elogie seu filho em cada conquista e acerto;
  • Veja seu filho como uma criança e respeite-o como tal.

Tem um pequeno em casa que está mais acelerado que o normal? Tem medo que esse acúmulo de tarefas acabe o levando a uma ansiedade infantil? Então você deve se inscrever em nosso curso Emoções em Família, para aprender a criar um ambiente emocionalmente saudável para a sua família.

af_tonia_cta-10-desconto-medo_900x200px

2 Comentários

  1. É verdade! Embora tenha a impressão de eles também querem cada dia mais atividades.

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin