Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Infância acelerada? É importante que seu filho tenha tempo para ser criança!

Acordar, tomar café, ir para natação, voltar, tomar banho, ir para o inglês, almoçar, ir para escola, chegar em casa e tomar banho para jantar e dormir. Ah, e tem que ler um livro antes de dormir! Essa é a rotina cada vez mais frequente na vida das crianças do século XXI.

 

A agenda deles é tão lotada quanto a de um executivo! Mas e o tempo para brincar, descobrir, criar conexões, dar e receber carinho e cuidado?

 

Os pais estão cada vez mais preocupados em aproveitar o tempo das crianças para que elas se capacitem desde cedo e muitas vezes enchem a rotina das crianças de atividades e acabam pulando etapas importantes da infância, como o tempo para brincar, a diminuição do tempo que a criança tem para se relacionar com a família e fortalecer laços afetivos além de muitas vezes gerar estresse e ansiedade nas crianças precocemente.

 

É claro que estabelecer uma rotina e desenvolver as tarefas são pontos importantes. Porém, precisamos estar em constante atenção para não atropelar esse tempo/espaço tão precioso, momento este do desencadear e desenvolvimento de potências individuais.

 

Pular etapas não é bom! Criança precisa brincar e você, como pai, tem que compreender, aceitar, estimular e participar.

 

Através das brincadeiras, as crianças têm a oportunidade de simular situações e conflitos do dia a dia, da vida familiar e social. Isso permite a expressão das suas emoções e atitudes. Brincar é uma forma das crianças encenarem os seus medos, as suas angústias e a sua agressividade e de tentarem elaborar e resolver os seus conflitos internos. Além disso, os jogos e as brincadeiras contribuem para o aprendizado e desenvolvimento.

É por meio  do brincar que a criança pode desenvolver capacidades importantes para a vida como a atenção,  memória, imitação, imaginação. O brincar ainda proporciona a criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

E, você, como mãe ou pai, como tem estimulado a brincadeira? Em homenagem ao dia mundial da infância, selecionamos algumas dicas do que os pais podem fazer para estimular a criança ser criança:

  • Estimule seu filho a brincar bastante e participe das brincadeiras;
  • Estimule seu filho a cooperar com a família sem sobrecarregá-lo;
  • Organize a rotina de seu filho e supervisione as informações que recebe;
  • Não exija demais dele, não imponha compromissos excessivos;
  • Esteja presente na vida dele, participe mais de sua infância;
  • Elogie seu filho em cada conquista e acerto;
  • Veja seu filho como uma criança e respeite-o como tal.

af_tonia_cta-10-desconto-medo_900x200px

2 Comentários

  1. É verdade! Embora tenha a impressão de eles também querem cada dia mais atividades.

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin