Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Ler pode ser um remédio!

Você sabia que que o hábito da leitura fortalece o vínculo entre pais e filhos? Durante os primeiros anos, a criança está aprendendo não só a falar, adquirir coordenação motora ou andar, mas também a desenvolver as aptidões necessárias para lidar com novos sentimentos, como medo, alegria ou raiva.

Por meio das histórias ela poderá ser mobilizada por aquela narrativa pela empatia despertada pelo personagem. O livro é um grande elo de aproximação entre pais e filhos, servindo como ferramenta para o diálogo, aprendizagem além de um ser um momento de carinho e afeto.

 

10 Benefícios que mostram que ler pode ser um remédio
  1. A empatia despertada pela narrativa gera uma reflexão para a criança e estimula seu desenvolvimento emocional;
  2. Aumenta a capacidade de concentração e atenção;
  3. Estimula a criatividade e as habilidades linguísticas, de memória e conhecimento dos pequenos;
  4. Amplia o vocabulário da criança;
  5. Ajuda no desenvolvimento da linguagem tanto escrita quanto oral;
  6. Aumenta a habilidade da escuta ativa;
  7. Estimula a imaginação e aguça a curiosidade;
  8. Provoca o senso crítico da criança;
  9. Ampliam várias conexões cerebrais que despertam hormônios do prazer e do relaxamento;
  10. Ajuda a criança a relaxar e a dormir melhor.

 

Por que desenvolver o hábito da leitura para os pequenos?

Os pais são os principais modelos e exemplos das crianças, por isso mostrar interesse e estimular a contação de histórias é fundamental para que as crianças despertem o encanto pela leitura.

Segundo a 4ª Edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto Pró-Livro e realizada pelo Ibope, existe uma conexão direta entre os leitores ativos e o fato dos pais terem lido para eles durante a infância. De acordo com a pesquisa, cerca de 26% dos leitores afirmaram que suas mães "sempre" liam. O percentual é mais que o dobro do registrado entre os "não leitores" (12%). Mesmo quem afirmou que a mãe costumava ler "às vezes", os resultados indicam um efeito positivo para o grupo dos leitores: 31% contra apenas 20% entre os "não leitores".
Aproveite a hora de dormir, antes de ir para escola ou em qualquer outro momento, não importa: criar o hábito da leitura aumenta o vínculo dos pais com os filhos, traz encantamento aos pequenos e é um ótimo remédio na infância!

1 Comentário

  1. É muito importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias...Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor. Ler histórias para crianças é suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras idéias para solucionar questões(como as personagens fizeram...).

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin