Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

O que você sabe sobre Metodologia Steam nas escolas?

O mundo está vivendo em constante evolução, logo, o ensino não poderia ficar para trás, certo? Por isso, a educação também precisou se atualizar e, nesse momento, surge a metodologia Steam nas escolas. 

Você já conhece ou ouviu falar sobre o método Steam? Esse é um conceito que une Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, a fim de desenvolver habilidades a partir de projetos que capacitem crianças e jovens para o futuro. 

O Steam está muito presente na educação 4.0, que é uma maneira de colocar o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado. Quer saber mais? Confira abaixo sobre a metodologia Steam nas escolas e tire suas dúvidas! 

O que é o STEAM? 

A metodologia Steam é uma abordagem pedagógica que integra áreas de humanas e exatas, baseado em desenvolvimento de projetos que incentiva a entender o porquê das coisas. 

O processo Steam é composto por 5 etapas: 

1 - Investigar 

2 - Criar 

3 - Descobrir

4 - Conectar 

5 - Refletir 

O objetivo do Steam é formar pessoas com diferentes habilidades e competências exigidas pelo século XIX, além de trabalhar questões socioemocionais como forma de preparar as crianças para os desafios do futuro.  

Como funciona? 

As atividades elaboradas no método Steam, permitem que os alunos possam experimentar e vivenciar o pensamento científico de maneira reflexiva e criativa, tornando o projeto benéfico para a aprendizagem interdisciplinar e no processo cognitivo da criança.  

Durante os projetos, os alunos buscam compreender de forma lúdica ou por provações interdisciplinares ensinadas desde a educação infantil, fortalecendo as integrações entre as áreas do conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades. 

Algumas interações possíveis entre as áreas do conhecimento são: 

- Criatividade/Inovação; 

- Pensamento Crítico/Resolução de problemas;

- Comunicação/Colaboração; 

- Habilidades Socieomocionais

- Capacidade de lidar com diferentes situações.

O educador nesta metodologia desempenha o papel de mediador, apoiando os estudantes e ajudando também nesse esforço colaborativo. 

Quais são as vantagens do Steam? 

Já listamos alguns dos benefícios que a metodologia Steam nas escolas pode proporcionar, mas ainda não acabou! 

Entre as vantagens, estão as habilidades contemporâneas, que são importantes de serem estimuladas desde muito cedo, pois prepara a criança para os desafios da vida e o mercado de trabalho. 

Os benefícios do Steam no ensino das crianças são: 

- Criatividade;

- Humanismo;

- Empatia; 

- Habilidade de trabalho em equipe;

- Pensamento crítico; 

- Inventividade;

- Responsabilidade; 

- Estrutura emocional para lidar com decisões.   

Viu como são muitas as vantagens? O Steam não desempenha somente o papel de incorporar as crianças no mundo tecnológico, mas prepará-las para um futuro promissor. 

Métodos steam nas aulas

O papel da metodologia Steam nas aulas 

A adoção de metodologias Steam nas escolas tem um potencial transformador na educação, pois estimula a criatividade, inovação e o gosto pela aprendizagem dos alunos. 

Impor esse modelo deve partir da intencionalidade do professor! Ouvir os alunos e sistematizar suas opiniões é fundamental para dar os primeiros passos e aprofundar o método em sala de aula. 

Embora exista uma efetividade do Steam nas escolas, de acordo com especialistas, é preciso seguir o entendimento dos 4 apontamentos abaixo: 

1 - Ressignificação escolar 

Não basta somente aumentar a carga horária de ciências e matemática! É necessário uma mudança comportamental nas escolas, sair do modo tradicional. Investir em projetos, tecnologia e capacitação de toda equipe acadêmica, não só de professores. 

2 - Diversidade e Inclusão 

Precisamos de mais representatividade! Infelizmente, ainda existe o racismo estrutural e poucas mulheres no ambiente científico e tecnológico. A mudança começa dentro das salas de aula! 

3 - Ciências humanas

Apesar da metodologia ter um apelo maior a valorização técnica, não deve se distanciar dos conteúdos humanísticos, essenciais para a formação do ser. Num mundo dominado pela inteligência artificial e robôs, a empatia e a ética precisam também estar no centro de discussão. 

4 - O Steam não veio salvar o mundo! 

Embora a intenção do Steam seja revolucionar a educação, a adoção por si só não vai salvar o problema. É importante o educador e a escola incorporar de maneira mais crítica e consciente. 

Formas de aplicar a metodologia Steam nas escolas 

1 - Jogos educativos

Ajuda a estimular a decisão de tomadas responsáveis, fazendo o aluno resolver problemas e avançar de fases. 

2 - Aula de robótica

Execução de protótipos a partir da união de aprendizados de diferentes disciplinas.  

3 - Feira de ciências

Permite que os alunos se dediquem no desenvolvimento do projeto e a fortalecer a habilidade de trabalhar em equipe.  

4 - Crie oficinas

Separando em grupos, leve problemas relacionado ao conteúdo que for trabalhado e proponha que encontrem soluções práticas.    

5 - Debates e rodas de conversa

Invista em debates em que todos possam participar e trabalhar o pensamento crítico e reflexivo. 

A metodologia Steam nas escola é a uma inovação necessária! Crianças e jovens estão imersos em uma realidade que precisa ser estimulada também nas escolas. A preparação para mercado de trabalho e os desafios é algo importante para o desenvolvimento de toda criança. 

Você, educador, já pratica o método Steam nas aulas? Deixe seu comentário! 

Nenhum comentário.

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin