Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Literatura e competências sociais na escola – Tonia Casarin

Quem convive com crianças sabe que as emoções estão sempre presentes na vida delas. Isto pode ser observado no prazer das brincadeiras, na raiva ao encarar uma tarefa desagradável, no orgulho das conquistas e na dificuldade de separação. Os pequenos precisam aprender a lidar com emoções para encarar situações do dia a dia. Por isso, é essencial que eles possam desenvolver suas competências socioemocionais na escola.

A habilidade de monitorar e regular as emoções é um pré-requisito para a competência social. Ao resolver um conflito, a criança precisa identificar e compreender o que sente para conseguir se comunicar e se colocar no lugar do outro. Portanto, o desenvolvimento emocional e social são fenômenos interdependentes e fundamentais para o amadurecimento.

A literatura pode ser de grande ajuda para o desenvolver competências emocionais na escola. Não sabe como?

Como usar a literatura para desenvolver competências sociais na escola?

Crianças precisam de bastante oportunidades para desenvolver suas emoções. Por isso mesmo, trabalhar as competências socioemocionais na escola é tão importante: elas passam grande parte do dia no ambiente e podem lidar com outras crianças em diferentes graus de desenvolvimento.

A literatura infantil é uma ótima ferramenta para ajudar os pequenos nesse processo. Todos sabem da importância das histórias e dos livros infantis para a alfabetização e o letramento. Entretanto, é essencial que os momentos de leitura e contação de histórias também sejam usados para promover a alfabetização socioemocional.

Quais habilidades socioemocionais a literatura infantil pode desenvolver?

Livros podem oferecer um contexto relevante para se trabalhar a empatia, a tolerância, as amizades e a resolução de conflitos. Ao compartilhar histórias com crianças, você poderá ajudá-las a desenvolver maior consciência sobre as suas emoções e sensibilidade para os sentimentos dos outros. Além disso, livros de boa qualidade promovem comportamentos empáticos e fomentam o desenvolvimento moral.

Por meio da literatura infantil, pais e professores podem ajudar as crianças a encararem emoções fortes de forma positiva, promovendo assim a resiliência e o autocontrole. Histórias envolventes validam os sentimentos dos leitores e os convidam para refletir sobre questões sentimentais.

Ao se identificar com um personagem, a criança poderá aprender com ele e enxergar soluções para os seus problemas. Por meio disso, ela também estará fortalecendo a sua percepção e compreensão social. Além da empatia, que já falamos ali em cima: quando ela se enxerga em outro, consegue se colocar no lugar de um colega com muito mais facilidade.

Sendo assim, é fundamental que o valor socioemocional da literatura infantil seja sempre considerado. Uma boa história seguida de uma discussão pode criar a oportunidade perfeita para a criança explorar emoções e situações sociais que refletem as suas experiências de vida.

E você, já tentou utilizar a literatura para promover o desenvolvimento de competências sociais na escola? Não deixe de fazer o curso Competências Socioemocionais para Educadores e aprenda a desenvolver as habilidades socioemocionais de seus alunos.

2 Comentários

  1. Boa tarde, gostaria de sugestões de livros obrigado
    • Olá, Renata! Os livros "Tenho Monstros na Barriga" e "Tenho Mais Monstros na Barriga" são indicados para crianças de 3 a 12 anos, e ajudam a trabalhar a educação emocional desde pequenos, junto com a alfabetização.

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin