Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Quais atitudes representam os pais tóxicos?

Precisamos conversar sobre pais tóxicos! Não é um tema muito fácil, pois ninguém se caracteriza ou enxerga suas próprias atitudes negativas na relação com os filhos

Mas, infelizmente, muitos podem não perceber que estão sendo tóxicos ou notar a tamanha gravidade dessas ações para o desenvolvimento da criança. Quer saber mais? Confira! 

O que caracteriza os pais tóxicos? 

Você é o espelho real do seu filho! É por meio de seus comportamentos que as crianças são influenciadas e, por isso, algumas ações podem ser perigosas para o crescimento do pequeno. 

Ainda que não seja por mal, os pais tóxicos ou pais narcisistas, são aqueles que estão sempre colocando os filhos para baixo, invadindo a privacidade, protegendo exageradamente ou praticando a chantagem emocional.  

Em outros casos, atitudes de culpa, comparação, controle, desrespeito e até mesmo a humilhação passam a ser recorrentes entre pais e filhos, o que requer muito cuidado! 

Qual o impacto dessas atitudes para o desenvolvimento da criança?

Crianças que não são encorajadas a tentar, fazer, explorar e arriscar o fracasso, muitas vezes se sentem impotentes. Controladas por pais ansiosos e temerosos, elas se tornam justamente ansiosas e temerosas. Isso dificulta o amadurecimento, a independência e a enfrentar os desafios da vida.  

Além desses impactos, os pais que exageram na superproteção e no autoritarismo, acabam impactando negativamente no desenvolvimento da criança, como na autoestima, autoconfiança e autocontrole delas. 

Ao se tornarem adultos, evitar o contato e estar próximos dos pais são consequências dessa relação tóxica que foi constituída desde cedo. 

Características de pais tóxicos

6 atitudes que são características de um pai ou mãe tóxicos

Cuidar dos filhos é um trabalho árduo e que exige tantos erros quanto acertos. Mas para algumas atitudes, é preciso muita atenção e cautela, pois serão influências negativas para o seu filho.  Confira abaixo algumas dessas práticas tóxicas:

1 - Culpar os filhos por suas próprias frustrações e decisões;

2 - Expor a vida pessoal dos filhos;

3 - Criticar a personalidade, a aparência ou as atitudes da criança a todo momento;

4 - Não respeitar a privacidade e intimidade dos filhos; 

5 - Cobrar, não reconhecer ou valorizar os esforços da criança;

6 - Fazer chantagem emocional e, em alguns casos, se sentir ofendidos quando os filhos não cedem. 

Por trás dos pais tóxicos, existe amor! 

Por mais que você esteja pensando "caramba, é assim mesmo?", é importante lembrar que, na maioria das vezes, esses pais ou mães não querem, ou não percebem o quanto estão sendo tóxicos para as crianças. 

Comportamentos como esses que mencionamos, pode ser resultado de uma criação autoritária e pouco afetiva dos próprios pais. Seja da forma que for, por trás de atitudes de pais tóxicos prevalece o amor e o desejo de fazer o melhor para seus filhos. 

Caso você conheça alguém ou tenha se identificado com as informações, busque o autoconhecimento e, se for algo mais recorrente, encontre ajuda de um profissional para lidar com essas situações. 

Não é vergonha para ninguém assumir ou reconhecer que é um pai ou mãe tóxico. Assim como as crianças, você também foi influenciado por atitudes que acabaram impactando por toda sua vida, então, não é tarde para mudanças! 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário!  

Nenhum comentário.

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin