Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Qual a importância da amizade na escola para as crianças?

Todo mundo possui boas lembranças da época escolar, especialmente junto dos colegas! Boas conversas na hora do recreio, encontros na casa do amigo para fazer trabalhos e outros momentos importantes que reforçam a importância da amizade na escola! 

Cultivar boas amizades durante a infância, seja dentro ou fora do ambiente escolar, tem fortes impactos para o desenvolvimento da criança. Venha entender mais! 

A importância da amizade para o desempenho escolar 

Um aspecto acadêmico que é pouco lembrado pelos pais quando o assunto é desempenho, é a relação dos seus filhos com os colegas de escola.

A construção de laços com outras crianças têm influência não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento de características como a sociabilidade, autonomia e altruísmo, além de reduzir comportamentos negativos.

Durante a socialização, as crianças aprendem a se virarem sozinhas e a lidarem com suas emoções, principalmente os meninos, o que ajuda a reduzir problemas comportamentais durante a infância. 

A importância da amizade na escola independente da idade e possibilita vários benefícios para vida toda! Por isso, papai e mamãe, fortaleça a interação e incentive que seus filhos tenham amiguinhos desde cedo. 

Bullying na infância 

Perseguição, atos de violências verbais e físicas, são práticas que, infelizmente, acontecem constantemente dentro das escolas. O que torna o bullying um dos maiores inimigos das crianças! 

Para evitar isso, os pais devem ensinar sobre a diversidade cultural e o respeito ao próximo. As práticas são variadas e imprevisíveis, mas geralmente estão ligadas com sentimentos intrínsecos das crianças. 

Busque conversar com seu filho, caso perceba algum comportamento atípico. Em muitos casos, por motivos de constrangimento e tristeza, a criança pode evitar de falar sobre o assunto com os pais e a escola. 

Para a criança que é vítima de bullying, o apoio da família, da escola e dos amigos é muito importante para ajudá-la a enfrentar o problema. O meio acadêmico também deve conscientizar seus alunos sobre os riscos dessa prática, para que essas crianças possam desenvolver um espaço que proporcione a amizade e o respeito. 

Fortaleça a amizade entre pais e filhos! 

Já mencionamos em nosso blog, a importância dos pais criarem laços com seus filhos desde bem cedo! 

Além de supervisionar atitudes e comportamentos, você conhecerá mais o seu filho fora do convívio familiar, e descobrirá formas de estreitar seus próprios laços com a criança.

No grupo de amigos, os pequenos tendem a assumir diferentes papéis no ciclo de amizade, do mais autoritário ao mais pacato. O exagero de qualquer um desses comportamentos pode afetar o desenvolvimento da criança, por isso, é papel dos pais ensiná-los a ceder ou se impor, sempre mantenho o respeito. 

Alguns casos de rejeição, como não ser chamado para uma festinha de aniversário ou não conseguir se relacionar com os colegas da nova escola, pode gerar sentimentos de frustração

É preciso que os pais ou responsáveis se sensibilize para lidar com essas situações, que podem ser traumáticas para seus filhos. O diálogo sempre será o fundamental, então converse e busque entender os sentimentos da criança! 

Os benefícios da amizade na escola para as crianças

Os benefícios da amizade na escola para o desenvolvimento infantil

A importância da amizade na escola vai muito além do que ter amiguinhos para brincar ou fazer trabalhos acadêmicos! Saiba quais são as vantagens: 

1 - Diminui risco de ansiedade e depressão

2 - Eleva a autoestima e o bem estar; 

3 - Aprende a lidar com as próprias emoções

4 - Desenvolve a capacidade de cooperação e altruísmo 

5 - Aumenta a capacidade de aprendizagem

Valorize o poder da amizade! 

Não obrigue a criança ser amiga de todo mundo! Como acontece com os adultos, cada um possui suas peculiaridades e identificações. É importante sempre ensiná-los a noção de diferença e desenvolver o respeito mútuo! 

Valorize a importância da amizade na escola e incentive seu filho a ter amigos, pois essas relações trazem muitos pontos positivos para toda a vida! 

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário! 

Nenhum comentário.

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin