Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Qual a importância da tecnologia para crianças?

A tecnologia para crianças é um assunto que não devemos deixar de lado. Ainda existem muitos dilemas acerca do uso da internet na infância, principalmente pelos pais. 

Já trouxemos o assunto da tecnologia e como o uso excessivo pode impactar no desenvolvimento das crianças. Embora a internet tenha dois lados; positivo e negativo, sendo utilizada da forma correta, pode trazer benefícios ao avanço do pequeno.  

Precisamos reconhecer também que, nos dias atuais, a tecnologia desempenha um papel importante na vida das crianças desde muito cedo, mas com as devidas orientações e organização dos pais sob o limite do uso. 

Vamos conversar mais sobre a tecnologia para as crianças? Confira! 

A Internet não é um bicho de sete cabeças! 

Mesmo que você, papai ou mamãe, queira bloquear o uso da Internet na vida do seu pequeno, acredite, será um desafio e tanto. Proibir a utilização dos aparelhos tecnológicos não é uma alternativa possível, e muito menos indicada. 

Sabemos bem dos males existentes na Internet e como isso pode ser, de fato, perigoso para as crianças e adolescentes. Mas nem tudo está perdido! A tecnologia pode ser uma ótima aliada na interação e educação para seu filho. 

Existem vários pontos positivos para o desenvolvimento infantil:

- Desenvolvimento de habilidades; 

- Maior foco e atenção; 

- Estimula o raciocínio lógico;

- Aprendizado lúdico; 

- Avanço na comunicação e das capacidades cognitivas. 

Viu como são tantos os prós da tecnologia para crianças? Use a Internet a seu favor! 

O equilíbrio do uso da tecnologia para crianças 

Já mencionamos ao longo do post que, apesar da internet poder ser uma fonte de educação para os pequenos, cabe aos pais saber regular e equilibrar o uso da tecnologia. 

Vamos lembrar também que a rede não pode substituir as relações pessoais! Para a criança ou adolescente ter uma vida sadia, é preciso manter o contato com os familiares, amigos e sair de casa. Qualquer atividade saudável para não ficar somente nas telas do videogame, celulares, tablet, e etc. 

Alguns cuidados são essenciais para alcançar o equilíbrio; 

- Não deixar a internet interferir no sono e nas atividades diárias; 

- Estipular um limite de tempo em até 2 horas, que é o recomendado; 

- Na primeira infância, o ideal é que a tecnologia esteja associada ao aprendizado; 

Outro ponto importante é a participação ativa dos pais na rotina virtual. Para manter o controle, esteja sempre conferindo o que a criança está acessando ou faça bloqueios de sites indesejáveis.

Tecnologia para crianças na escola 

Não vamos esquecer também que a escola pode usufruir, e muito, da tecnologia para o desenvolvimento e na aprendizagem das crianças! A partir de atividades em aula; proporcionar leituras online, trabalhar com vídeos ou usar jogos educativos. 

A união dos pais com a escola pode ajudar a inserir a tecnologia na vida das crianças de forma positiva e saudável! Medidas cautelosas também devem ser impostas não só em casa, mas também no ambiente escolar. 

Aproveitem da tecnologia para explorar e oferecer experiências legais e de aprendizagem para os pequenos! 

Como usar a tecnologia para crianças ao seu favor

6 maneiras de usar a tecnologia a favor das crianças! 

1 - Estimule a imaginação 

Que tal criar vídeos, editar fotos ou produzir canções em aplicativos de música? Além de serem ótimas ideias para explorar a imaginação, vocês se divertem!   

2 - Incentive a leitura

Hoje é possível ler livros na internet, e até de graça! Busquem livros online e divirtam-se com a leitura! 

3 - Crie vínculos 

Reforçando: esteja ativo(a) na rotina virtual do seu filho! Joguem juntos, assistam vídeos no Youtube que façam sentido para a criança e depois conversem sobre o assunto. 

4 - Navegue no mundo! 

Através do Google Maps ou Earth, é possível conhecer todos os países na tela de um celular ou tablet! 

5 - Conecte-se com quem está longe

A tecnologia é feita para aproximar, e não para distanciar. Faça contato de vídeo com algum parente de longe, ou para matar a saudade da vovó! 

6 - Pesquisem brincadeiras novas 

Na internet, você pode encontrar diversas brincadeiras para atualizar as antigas.  Pesquise por jogos, artesanato e entre outras atividades bem legais! 

A tecnologia para crianças não será sua inimiga! Ela pode proporcionar coisas incríveis para o desenvolvimento do seu filho, até mesmo aproximar vocês

Aproveite da Internet para explorar todas as formas de aprendizagem e diversão, com cautela! 

O que achou do post? Deixe seu comentário! 

Nenhum comentário.

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin