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Qual o conteúdo da Base Nacional Comum?

Como decidir?

Que critérios usar para decidir o que entra e o que não entra no documento? Com certeza, esse é o pilar de uma das discussões mais relevante nesse processo de construção de um currículo comum no Brasil. Essas discussões passam por qual papel é da escola na vida dos alunos, quais são os conhecimentos básicos que vão precisar para desenvolverem seu papel como adultos. Adultos cidadãos e produtivos na sociedade.

Expectativa vs Realidade

Existe um gap entre o que os alunos aprendem durante a educação básica e o que é esperado deles na vida adulta. Esse fato se evidencia na pesquisa realizada pela Fundação Lemann com apoio técnico do Movimento Todos pela Educação.

A incapacidade dos jovens formados de usar os conhecimentos aprendidos na vida real é resultado de uma desconexão entre o que é ensinado na escola e o que é exigido do aluno durante sua vida. Outro ponto citado pelos empregadores e professores de faculdade refere-se às competências socioemocionais. Dentre essas, as mais citadas são a proatividade, curiosidade, persistência e comprometimento. Nitidamente, os jovens chegam no mercado de trabalho sem essas competências. E por que não começar a desenvolvê-las na escola?

 

Nesse sentido, a inclusão das competências para a vida torna-se condição sine qua non para formarmos nosso jovem. Não somente para o ENEM e para o Ensino Superior. Mas sim, para o mercado de trabalho e para a vida.

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Especialista indicam aspectos do que é importante no desenho da Base Nacional Comum para garantir uma maior conexão entre o que se aprende na escola e o que é esperado na vida adulta.

Conhecimentos e Habilidades

O detalhamento das habilidade e competências que os alunos devem desenvolver a partir de conteúdos e conhecimento ensinados é o ponto de partida. O documento deve retratar de forma clara que conhecimentos e habilidades estão integrados e relacionados, tanto nas áreas de conhecimento quanto na progresso de aprendizagem, a cada ano. Além disso, o grau de complexidade a ser trabalhado a cada etapa do processo de aprendizagem é fundamental para definir o processo de aprendizagem.

Competências sociais e emocionais

Os especialistas ainda alertam que a BNC (Base Nacional Comum) deve indicar as competências socioemocionais essenciais para que todos os alunos desenvolvam as atitudes e habilidades que contribuam para o aprendizado dele durante toda a vida, para serem melhores pessoas e cidadãos.

A discussão sobre as competências para a vida está em voga e é preocupação de muitos educadores. A inclusão dessa temática na Base nacional comum torna-se um caminho natural para que os jovens enxerguem valor no papel da escola e consigam conectar seus aprendizados com a vida real.

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