Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Sala de aula como um espaço seguro

Você sabia que um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento das crianças é o ambiente em que elas vivem? No entanto, quando ouvimos a palavra “ambiente”, geralmente pensamos em estruturas abstratas ou físicas. Porém, ao ampliar o escopo da palavra e nos apropriamos dela como conceito, podemos observar a incorporação de outros elementos que juntos auxiliarão na construção de um ambiente de desenvolvimento socioemocional.

Do desdobramento do conceito de ambiente, é possível destacar o ambiente de interação e relacionamento com as crianças, principalmente em momentos de estresse. O cuidado em construir um espaço propício ao desenvolvimento das competências emocionais e sociais influencia não somente a forma de ensinar, mas também a absorção desse aprendizado pelas crianças. O objetivo é que os pequenos possam desenvolver competências que as ajudem a ajudar cuidar de si e do próximo.

Em tal contexto, o papel do professor é ultrapassar a barreira de agente educador e utilizar a roupagem de aglutinador de competências. Nesse papel, cabe a ele adotar estratégias que auxiliem os alunos a desenvolver o sentimento de pertencimento ao ambiente escolar. A sensação de fazer parte, de inclusão, de estar vinculado ao ambiente é fundamental para o desenvolvimento pessoal do aluno. Esse sentimento está diretamente ligado à figura do professor.

Paul Tough, no livro “Helping Children Succeed”, questionou o atual paradigma da educação e abordou a importância de um ambiente estável para a formação das crianças. Pesquisas mostram que ambientes hostis causam danos biológicos e psicológicos no desenvolvimento infantil. Essas mudanças podem enfraquecer o desenvolvimento de várias habilidades que, no futuro, auxiliariam as crianças a regular suas emoções e seus pensamentos.

Assim, o desenvolvimento de competências socioemocionais e o acolhimento são fundamentais para a cultura escolar como um todo e para direcionar como as relações na escola se estabelecem. Por último, um dos pontos mais importantes, que na rotina da sala de aula pode parecer impossível, é a individualização dos alunos, mostrar a eles que são importantes, que fazem parte e que pertencem àquele lugar.

Se interessou pelo assunto? Deseja entender como as emoções podem impactar no aprendizado?

Conheça a página do Curso Online Competências Socioemocionais para Educadores.

Nenhum comentário.

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin