Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Cadastre seu e-mail para fazer o download:

X FECHAR

Tecnologia na infância: como lidar com o uso excessivo da internet?

Seja na escola, no restaurante ou na casa de um parente, sempre encontramos crianças e jovens imersas nas telas dos celulares. Você, mamãe ou papai, já observou o impacto do uso excessivo da internet na vida dos seus filhos? 

Entendemos que muitos pais utilizam a Internet como ferramenta de distração para manter a criança quieta ou, até mesmo com forma de protegê-la contra a violência das ruas. 

Mas será que estamos fazendo isso da forma correta, analisando o tempo em que o pequeno fica na rede ou o que está sendo acessado? 

Os dois lados do mundo virtual 

A internet é um universo amplo, público e que dispõe de todos os tipos de informações, boas e ruins. Crianças estão sendo expostas muito cedo nesse mundo tecnológico, o que exige atenção dos pais. 

No Brasil, só em 2017, de acordo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade e Informação, oito em cada dez crianças e adolescentes (82%), com idades entre 9 e 17 anos, usam a internet. 

O problema do uso excessivo da internet está justamente na rede de contato em que as crianças podem criar em sites de relacionamento, salas de bate papo ou acessar informações inapropriadas. O fato é que não há o acompanhamento dos pais. 

Embora seja um ambiente que ofereça riscos, não pode ser visto como algo completamente negativo. As redes sociais podem desenvolver vínculos de amizade com crianças da escola, além de ser um ambiente onde possa explorar novos conhecimento e aprendizagens. 

O uso excessivo da internet no desenvolvimento infantil 

Os riscos da internet são os mesmos para crianças e adolescentes. Para a criança, pode impactar no desenvolvimento, pois ela não está preparada para receber tantos estímulos e informações que a tecnologia traz. 

Já para os jovens, são problemas como diminuição de concentração, memória, isolamento, sedentarismo e no desenvolvimento psicossocial. Casos de depressão e ansiedade também vêm crescendo entre os usuários mirins. 

Pense em estipular um tempo para o seu filho ficar na internet. Até 2 horas por dia é o recomendado. Aproveite para incentivá-lo a sair de casa, brincar, ler livros, passar mais tempo com os amigos ou com a família, qualquer atividade que possa afastá-lo um pouco do virtual. 

Como lidar com o uso excessivo da internet.

O exemplo deve iniciar em casa

Antes mesmo de proibir ou limitar o uso excessivo da internet, seja você uma influência dentro de casa. Quando estiverem juntos, evite de usar o celular, estimule conversas em família, pergunte como foi o dia. As crianças fazem o que veem e não o que falamos. 

Como os pais podem lidar com o uso excessivo da Internet? 

Sabemos que muitos pais recorrem à internet para entreter seus filhos. Porém, é preciso saber o limite dessa utilidade e como lidar com o uso excessivo da internet. Confira abaixo: 

- Crie hábitos de uso 

Conforme mencionamos acima, limitar o tempo e o que seu filho está acessando é uma forma de controlar e prezar pela segurança do pequeno. 

Defina um tempo no qual a criança possa ficar na internet; 2 horas é o máximo recomendado. Use filtros de segurança em sites e canais de TVs inapropriados e supervisione. 

- Desenvolva laços com a família 

Incentive o contato com a família, converse mais com seu filho e estabeleça um laço de confiança entre pais e filhos

- Verifique o que está sendo acessado 

Fique sempre atento ao que a criança está acessando; informações que são pesquisadas, redes sociais, quem são as pessoas com quem ela conversa. 

Não deixe que a Internet domine seu filho! 

A internet já se mostra nociva para nós adultos, imagine para as crianças que não possuem maturidade e noção do que estão dispostas para elas. Por isso, busque estar sempre atento ao uso excessivo da Internet na vida da criança. 

Converse, estimule atividades saudáveis para realizarem juntos. Cuide da saúde mental e física do seu pequeno ou adolescente. Precisamos aproveitar a tecnologia com cautela e ao nosso favor. 

Nenhum comentário.

Deixe um comentário!

WordPress Image Lightbox Plugin