Vou tentar resumir aqui para vocês as 10 coisas que aprendi sobre o futuro. Algumas delas podem ser assustadoras, e outras inevitáveis. Pretendo escrever mais detalhadamente sobre cada uma dessas mudanças nos posts seguintes.

1- A velocidade da tecnologia (de todos os tipos) vai continuar dobrando o seu poder — seja a capacidade, performance, custo/benefício — a cada ano.

2- Os governos vão perder o poder. Mais importante do que as decisões do governo no futuro, será a mudança no termo de privacidade do Facebook. Isso dá uma certa tranquilidade para nós, brasileiros.

3- É bem provável que teremos a UBI, do inglês, Universal Basic Income. Ou seja, a renda básica universal.

4- A nossa relação com o trabalho irá mudar. Vários empregos serão automatizados. E vários outros criados. 65% das crianças hoje na escola primária trabalharão em empregos que não existem ainda. O que me deixa extremamente curiosa sobre onde estarão trabalhando os outros 35%.

5- Seremos uma mistura de humanos com máquinas. Tem gente dizendo que já estamos com um pé nesse estágio. Quem nunca sentiu que está faltando uma parte de você quando esquece o telefone em casa?

6- Nossa relação com o dinheiro será diferente. Talvez ele seja representado de outra forma.

7- A grande próxima descoberta que pode revolucionar o mundo será sobre as bactérias. Temos mais bactérias no nosso do que info, no nosso microbioma, existem Você pode ler aqui minha experiência mapeando meu próprio bioma.

8- Talvez sejamos obrigados a mudar nossos hábitos alimentares. E a biotecnologia está trabalhando para isso. Alguém já provou insetos? Diria que é uma forma de proteína barata e acessível.

9- O Projeto Genoma não acabou quando mapearam o genoma humano. E a genética está evoluindo numa velocidade impressionante.

10- Nosso cérebro ainda vai nos surpreender.

Estou curiosa para ler as reações de vocês nos comentários. Lembrando que não sou especialista em nenhum dos assuntos, mas queria somente dividir com vocês o que aprendi na Singularity University.