10 livros que você precisa ler – ou dar de presente de Natal

Vocês que me conhecem, sabem que eu amo ler. Livros fazem parte da minha lista de pedidos de aniversário desde pequena. Sempre fiquei fascinada com a capacidade de colocar ideias em palavras. E ficava viajando, deixando a leitura me levar.

Outro dia, me perguntaram pelo Instagram (@toniacasarin) quais os livros que eu mais indico para estudar inteligência emocional e temas correlatos. Nunca tinha parado para pensar quais eram os meus favoritos e decidi aqui escrever os 10 livros que eu indico para vocês. Espero que gostem, leiam e aprendam! Ah, a lista abaixo não está em ordem de preferência. Adicionar esse ranking já seria uma tarefa bem mais difícil par auma leitora voraz…

1 – Inteligência Emocional – Daniel Goleman

No alt text provided for this image

Esse livro é um clássico e eu diria que foi o responsável por democratizar a temática da inteligência emocional. Publicado pela primeira vez na década de 90, ele traz a perspectiva do QE (Quociente Emocional) e como o desenvolvimento das competências relacionadas à inteligência emocional tem impactos futuros na sua vida. 

Aborda como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode impactar sua vida escolar, profissional e até pessoal. A partir de casos cotidianos e histórias, ele apresenta o modelo de cinco competências chave da inteligência emocional. Um clássico que precisa ser lido!

2 – Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso – Carol Dweck

No alt text provided for this image

Carol S. Dweck é professora do departamento de Psicologia na Universidade Stanford, pertinho de onde moro. Já até estivemos na mesma sala juntas! Como o livro mindset, ela popularizou anos de estudos sobre sucesso e motivação, além de outros estudos em psicologia social em uma temática que chamou de “mindset”. Gosto de traduzir mindset como a forma de pensar. 

Nesse livro, ela aborda o conceito de que a atitude mental com que encaramos a vida é fundamental para o sucesso. Ela coloca que as pessoas podem ter um mindset fixo e um mindset de crescimento e que, dependendo da sua forma de pensar, isso pode ter impacto na sua vida toda. Ela aborda o conceito de mindset no aprendizado de crianças, na forma que educamos nossos filhos e na vida profissional de adultos. Eu acrescentaria que para lideranças e profissionais de RH, esse livro é fundamental para processo de mudança dentro de organizações que buscam inovação e transformação digital. 

3 – 21 lições para o século 21 – Yuval Noah Harari 

No alt text provided for this image

Esse livro é um “must read”. Yuval Noah Harari aborda o presente de forma fascinante e discute as relações e impactos dos avanços da tecnologia em nossas vidas de forma perturbadora e fascinante. Suas provocações nos levam para uma jornada em 21 lições que precisamos entender e criar significado para esse mundo que estamos criando. 

Tive a honra de assistir uma aula magna dele em Stanford em 2019 discutindo inteligência artificial e seus impactos. Suas provocações ainda estão na minha cabeça… Clica e garanta o seu! E é um belo presente de Natal também!

4 – A coragem para liderar – Brené Brown

No alt text provided for this image

Antes de mais nada, preciso dizer que eu amo a Brene Brown. Ela traduz em palavras nuances tão difíceis de explicar que somente anos e mais anos de estudos e pesquisa poderiam dar esse super poder a ela. Ela praticamente criou a palavra “vulnerabilidade” e se você ainda não assistiu o TED Talk – O Poder da Vulnerabilidade, faça agora! Depois você termina de ler esse artigo. Sério.

Nesse livro, ela trata da liderança e define um líder como qualquer pessoa que se responsabiliza por reconhecer o potencial nas pessoas e em suas ideias e tem a iniciativa de desenvolvê-lo. Para quem é líder em organizações, desenvolver pessoas ou futuros líderes é uma das tarefas mais trabalhosas mas também pode ser a mais recompensadora. 

Ela fala dos aspectos socioemocionais da liderança e de como seremos líderes melhores se formos mais corajosos. Vou parar por aqui senão não vou aguentar e vou acabar dando spoiler.

5 – Em Busca de Sentido – Viktor Frankl

No alt text provided for this image

Se vocês ainda não conhecem esse livro, apresento um dos livros que mais dei de presente na minha vida. E, olha que eu sou autora do “Tenho Monstros na Barriga”

“Em Busca de Sentido” é um clássico do psiquiatra austríaco Viktor Frankl, um livro que ele compartilha as memórias de sua experiência em vários campos de concentração, entre eles Auschwitz. Ele elabora sobre o que passa em sua cabeça enquanto prisioneiro nos campos de concentração, e consegue manter a crença de que o espírito do homem pode se elevar acima das piores circunstâncias. Paradoxalmente, foi em um momento de tragédia e sofrimentos extremos e sem sentido que o autor foi capaz de dar sentido à experiência humana de uma forma nunca antes articulada. Se você quer aprender mais sobre propósito, persistência e resiliência, esse livro precisa estar na sua mesa de cabeceira.

Uma curiosidade: Eu coleciono frases e tenho anotado no meu caderninho diversas frases e trechos desse livro que me tocaram profundamente. Que você também seja tocado assim como eu fui.

6 – Hábitos Atômicos: Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e Se Livrar dos Maus – James Clear

No alt text provided for this image

Se você quer ter hábitos melhores, esse livro é para você. Você já tentou mudar um hábito e nunca conseguiu? Melhorar sua dieta, fazer atividades físicas, parar de fumar… Todos sabemos como mudar hábitos é difícil… Todos passamos por isso. Até os mais motivados falham quando tentam mudar de hábito ou incorporar um hábito novo.

O autor oferece neste livro um método eficaz para você melhorar todos os dia, revelando estratégicas práticas que o ensinarão, exatamente, como criar bons hábitos, abandonar os maus e fazer pequenas mudanças de comportamento que levam aos resultados que você quer. Ele esclarece a ciência por trás da mudança de comportamento e apresenta histórias que ajudam a dar cor à narrativa do livro. Um dos livros que recomendo fortemente para você que quer ser melhor a cada dia.

7 – Garra. O Poder da Paixão e da Perseverança – Angela Duckworth

No alt text provided for this image

Esse livro é obrigatório para todos que querem alcançar seus objetivos e hackear onde a garra pode te levar. A autora retira o talento de cena como fator para alcançar o sucesso e mostra para pais, estudantes, educadores, atletas e empreendedores que o segredo para realizações incríveis é a paixão mais a perseverança, o que chama de “garra”. Essa capacidade de perseverar diante de desafios e produzir resultados que faz as pessoas irem mais longe.

Com histórias reais que ilustram as evidências científicas, o livro conta casos de pessoas de alta performance e nos faz entender um pouco mais sobre a ciência da “garra” e do sucesso. Um excelente livro para se deliciar pela ciência e psicologia por trás de pessoas que atingem grandes resultados.

8 – Agilidade Emocional: Abra Sua Mente, Aceite as Mudanças e Prospere no Trabalho e na Vida – Susan David

No alt text provided for this image

Susan David traz o conceito de agilidade emocional que me provocou muitos pensamentos e reflexões. Psicóloga e professora da Escola de Medicina de Harvard, e depois de estudar por mais de 20 anos as emoções e autorealização, a autora descobriu que a maneira como as pessoas lidam com seu mundo que determina o quanto serão felizes e bem-sucedidas em todas as áreas da vida.

Um excelente livro para você se aprofundar no conceito de inteligência emocional e para continuar sua busca por felicidade e autorealização.

9 – Empatia Assertiva: Como ser um Líder Incisivo sem Perder a Humanidade – Kim Scott

No alt text provided for this image

Este livro não é gostoso de ler, mas é um guia fundamental para os líderes hoje em dia. Apresenta uma metodologia clara de feedback e um modelo que faz com que líderes possam ter sucesso sem perder o lado humano no mundo corporativo.

Kim Scott é ex-executiva do Google e da Apple e cunhou o termo empatia assertiva. Em inglês, o livro se chama “Radical Candor” e o conceito é simples: para ser um bom líder, você precisa importar-se pessoalmente com as pessoas ao mesmo tempo que as confronta diretamente. A autora apresenta um gráfico com quatro quadrantes e explica os comportamentos e armadilhas de cada um deles, de forma didática. O modelo proposto no livro ajudará você, líder, a melhorar seus relacionamentos no trabalho e ter melhores resultados que todos se orgulham.

10 – Felicidade autêntica: Use a psicologia positiva para alcançar todo – Martin Seligman

No alt text provided for this image

Essa lista nunca estaria completa sem um livro do Martin Seligman. O pai da Psicologia Positiva aborda neste livro como aplicá-la no dia a dia. O autor mostra que a felicidade pode ser cultivada, desde que saibamos utilizar alguns traços e qualidades que já possuímos. É um livro claro e acessível com a principal mensagem é que é possível sermos mais felizes, sentirmos mais bem-estar, termos maiores ambições e, provavelmente, darmos mais risada.

Curiosidade: jantei na casa dele com ele, sua esposa e seus cachorros em 2019, em um dos momentos mais surreais da minha vida! E guardo como tesouro o livro que tenho dele autografado!

Espero que gostem das indicações dos livros. E quais são os livros que vocês me indicam?

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...