10 benefícios de estimular a leitura infantil no seu filho – Tonia Casarin

Incentivar a prática da leitura infantil desde cedo é um hábito essencial que traz diversos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos. Além de facilitar a aprendizagem e a integração com o meio em que vivem, é um costume que aproxima os membros da família.

Ao fortalecer os vínculos entre pais e filhos já nos primeiros anos de vida, a criança estará aprendendo não só a falar, adquirir coordenação motora ou andar, mas também a desenvolver as aptidões necessárias para lidar com novos sentimentos, como medo, alegria ou raiva. Tudo isso pode ser desenvolvido por meio da leitura infantil acompanhada pelos pais.

Por meio das histórias, a criança poderá ser mobilizada por aquela narrativa ao utilizar a imaginação para dar vida ao que ela escuta e lê. Além disso, ela também pode desenvolver empatia quando se coloca no lugar do personagem. O livro é um grande elo entre pais e filhos, servindo como ferramenta para o diálogo e aprendizagem, além de um ser um momento único de carinho, afeto e troca.

Você costuma ler desde criança? Já pensou em estimular esse hábito no seu filho? Confira 10 benefícios da leitura infantil!

10 benefícios da leitura infantil para seus filhos.

A leitura não deve ser um hábito “chato” para seus filhos. Portanto, quanto mais cedo você estimular, melhor.

Veja 10 vantagens que a leitura infantil pode proporcionar:

  1. crescimento pessoal: a empatia despertada pela narrativa gera uma reflexão para a criança e estimula seu desenvolvimento emocional;
  2. Conhecimento: a leitura infantil estimula a criatividade e as habilidades linguísticas, de memória e conhecimento dos pequenos;
  3. Felicidade: a leitura amplia várias conexões cerebrais que despertam hormônios do prazer e do relaxamento;
  4. Linguagem: o hábito ajuda no desenvolvimento da linguagem tanto escrita quanto oral;
  5. Foco: aumenta a capacidade de concentração e atenção;
  6.  Criatividade: aguça a imaginação e a curiosidade;
  7. Sono: ajuda a criança a relaxar e a dormir melhor.
  8. Atenção: aumenta a habilidade da escuta ativa;
  9. Raciocínio: provoca o senso crítico da criança;
  10. Vocabulário: amplia o número de palavras conhecias pela criança.

Por que desenvolver o hábito da leitura infantil?

Os pais são os principais modelos e exemplos das crianças Por isso, mostrar interesse e estimular a contação de histórias é fundamental para que as crianças despertem o desejo pela leitura infantil.

Segundo a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto Pró-Livro e realizada pelo Ibope, existe uma conexão direta entre os leitores ativos e o fato de os pais terem lido para eles durante a infância. De acordo com a pesquisa, cerca de 26% dos leitores afirmaram que suas mães “sempre” liam. O percentual é mais que o dobro do registrado entre os “não leitores” (12%). Mesmo quem afirmou que a mãe costumava ler “às vezes”, os resultados indicam um efeito positivo para o grupo dos leitores: 31% contra apenas 20% entre os não leitores.

Portanto, uma dica é: use qualquer ocasião disponível para estimular a leitura infantil. Pode ser a hora de dormir, antes de ir para escola ou em qualquer outro momento, não importa! Criar o hábito da leitura aumenta o vínculo dos pais com os filhos, traz encantamento aos pequenos e é um ótimo hábito para o desenvolvimento da criança!

Para concluir, observe quais assuntos chamam mais a atenção da criança, permita que ela leia com ou para você, faça perguntas sobre os monstrinhos e estimule conversas em torno da história. Faça do momento de leitura algo prazeroso para os pequenos!

Entendeu como estimular a leitura infantil dentro de casa? Pronto para colocar essas dicas em prática? Aproveite os livros Tenho Monstros na Barriga para apresentar às crianças de forma lúdica as emoções e ensinar a lidar com elas de forma construtiva! 

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...