Como evitar brigas de casal na frente dos filhos? – Tonia Casarin

Muitas vezes nós não nos damos conta, mas as brigas de casal diante dos nossos filhos podem criar uma memória negativa para sempre, além de influenciar negativamente o desenvolvimento emocional deles. Estudos já mostram o quão negativamente essas discussões podem afetar a vida das crianças.

Você costuma ter brigas de casal na frente dos seus filhos? Já parou para pensar nas consequências que podem causar na vida deles? Entenda mais sobre o assunto neste post:

Quais as consequências das brigas de casal na frente dos filhos?

Brigas de casal têm um efeito muito negativo nas crianças. Um estudo publicado no jornal da Associação Americana de Psicologia é mais uma confirmação disso. A pesquisa aponta que pais que discutem muito em casa podem alterar o psicológico dos filhos, principalmente o modo como eles lidam com as emoções e com as outras crianças.

O estudo selecionou dois tipos de crianças:

  • um grupo era formado por quem dizia ver os pais brigando com muita frequência e  entendiam aquilo como ameaça de separação;
  • o outro não presenciava muitos conflitos importantes.

Em seguida, os pequenos foram orientados a ver fotos de casais felizes, sem expressão e furiosos enquanto tinham a atividade cerebral monitorada. Eles teriam que apontar quais deles estavam alegres, com raiva ou neutros.

Crianças vindas de lares com baixa ocorrência de conflitos acertaram praticamente todas as classificações. Já as que encaravam as brigas dos pais como uma ameaça acertaram as expressões de alegria e de raiva, mas erraram as neutras. Isso acontecia porque essas feições não chamavam a atenção delas e, por esse motivo, não conseguiam identificá-las.

O estudo concluiu que as crianças que vivem em um ambiente de conflito estão acostumadas a viver em estado de alerta, o que pode gerar dificuldades em relacionamentos. Assim, filhos que sempre presenciam os pais brigando em casa podem ter dificuldade de se integrar socialmente e de fazer amigos.

af_tonia_cta-10-desconto-medo_900x200px

Como evitar brigas de casal na frente das crianças?

As discussões fazem parte em qualquer relação, afinal seria impossível um casal concordar sobre tudo. No entanto, quando as palavras se tornam duras e cruéis e o respeito acaba, então a discussão se torna uma briga e o casal se envolve em emoções destrutivas nada favoráveis à relação e ao exemplo para as crianças.

Se um casal diverge em algo, não precisa omitir dos filhos. Mas essa conversa deve acontecer com educação, sem ofensashumilhações e, especialmente, sem violência, seja ela física ou verbal.

Seus filhos vão aprender sobre respeito ao enxergarem o exemplo dos pais. Afinal, embora muitas vezes não pareça, as crianças estão constantemente observando e repetindo o comportamento dos adultos mais próximos. Eles são um espelho das suas atitudes.

Além disso, ele precisa entender desde cedo que discussões são importantes, pois nos levam ao aprendizado! Por isso, quando não concordar com a outra pessoa, tente debater sobre o assunto mostrando apoiocompreensão empatia. Demonstrar cumplicidade e compromisso para resolução dos problemas é um dos melhores caminhos para o casal e para o exemplo a se dar para os filhos.

Viu como é possível evitar brigas de casal na frente dos filhos? E se você deseja entender mais sobre as emoções das crianças, acompanhe o nossas páginas no Facebook Instagram e aprenda mais sobre como desenvolver as competências socioemocionais dos pequenos!

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...